21.5 C
Brasília
terça-feira, abril 23, 2024

Alimentação inadequada no Carnaval pode provocar sérios riscos à saúde

Date:

Share post:

Alimentação inadequada no Carnaval pode provocar sérios riscos à saúde

Dados do Ministério da Saúde apontam que no Brasil, em 2018, foram 503 surtos de doenças transmitidas por alimentos notificados, com 6.803 doentes, 731 hospitalizados e nove óbitos relacionados.

Os sintomas vão desde desconforto intestinal até quadros extremamente sérios, que podem levar a desidratação grave, diarreia sanguinolenta e insuficiência renal Uma das festas mais esperadas do ano está chegando: o Carnaval!

A data é sinônimo de alegria e muita farra! Porém, o folião que for aproveitar a programação carnavalesca deve ter atenção redobrada com a alimentação para esta época do ano – que coincide com as altas temperaturas do verão – contribuindo, assim, para a proliferação de vírus e bactérias que podem causar infecção alimentar, tornando-se, uma importante causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo. No Brasil, a maioria das doenças transmitidas por alimentos (DTA) são causadas por bactérias, especialmente, por Salmonella, Escherichia coli e Staphylococcus.

No entanto, existem também surtos de DTA causados por vírus – rotavírus e norovírus – e, em menor intensidade, por substâncias químicas. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2018, os principais agentes etiológicos responsáveis pelos surtos foram a Escherichia coli (27,5%), seguida por Norovírus (25,0%). Atualmente, existem mais de 250 tipos de doenças transmitidas por alimentos, sendo que a maioria delas são infecções por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as DTA são uma grande preocupação de saúde pública e podem ser fatais, principalmente, em crianças menores de cinco anos de idade.

O maior perigo pode estar na ingestão de alimentos manipulados de forma incorreta, o que aumenta as chances de contaminação. Isso porque a maioria dos ambulantes não têm apoio de refrigeradores e fazem o manuseio dos alimentos com higiene precária.

Os sintomas mais comuns das DTA são: náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, perda de apetite, febre, cansaço extremo, desidratação e sangue nas fezes. Além disso, pode surgir também outras doenças extraintestinais em diversos órgãos e sistemas, como fígado (Hepatite A), terminações nervosas periféricas (Botulismo), má formação congênita (Toxoplasmose) e Cólera – quando a desidratação não é tratada corretamente, pode levar a deterioração progressiva da circulação, da função renal e do equilíbrio de água e minerais no corpo.

O organismo leva em torno de um a dois dias – no máximo sete – para apresentar os primeiros sinais após a infecção – pode variar conforme o agente etiológico.

O diagnóstico das DTA é feito por exames laboratoriais específicos. Já o tratamento da doenças transmitidas por alimentos depende da sintomatologia de cada caso. Geralmente, são doenças que têm um período limitado e determinado, com exceção de alguns casos em que coexistem outras enfermidades, em crianças, idosos e imunodeprimidos, e de acordo com o grau de toxigenicidade (capacidade de uma bactéria produzir toxina) do agente etiológico envolvido.

Por isso, o tratamento é baseado em medidas de suporte, a fim de evitar a desidratação e o óbito. A prevenção das DTA baseia-se no consumo de alimentos e de água que atendam aos padrões de qualidade da legislação vigente, higiene pessoal e/ou alimentar e condições adequadas de saneamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Cápsulas, pó ou gomas? Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre a suplementação com colágeno

O nosso organismo produz colágeno de forma natural até por volta dos 25 anos de idade, após isso...

Curta-metragem vai mostrar como ditadura afetou crianças no Brasil

Em fase de busca de recursos, projeto já tirou o sono do idealizador Quando estava fazendo pesquisas para o...

Brasil ultrapassa os 3 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em casas e outros imóveis

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste Além do carregador de bateria para carros...

Mobilização indígena em Brasília vai pressionar contra marco temporal

Acampamento Terra Livre deste ano deve ser o maior da história Começa nesta segunda-feira (22), em Brasília, o Acampamento...