23.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 19, 2024

Izalci deve perder presidência do PSDB-DF, mas garante que fica candidato ao Buriti

Date:

Share post:

Izalci deve perder presidência do PSDB-DF, mas garante que fica candidato ao Buriti

O deputado federal Izalci Lucas já dá por certa a perda do posto de presidente regional do PSDB. Pela primeira vez, o parlamentar admitiu que a escolha de um novo mandatário não será a seu favor. O prazo estabelecido pelo Diretório Nacional para a permanência do tucano na chefia é dia 15 de março, quando ele deve ser substituído por processo eleitoral interno. O partido tem até 80 dias para realizar a eleição. A segunda perda ainda não é confirmada por Izalci, que será a saída dele do partido caso a aliança da sigla com o PSB do governador Rodrigo Rollemberg se confirme.

A substituição da direção não é mais um problema, afirma Izalci. O importante serão as coligações e as decisões a partir disso. “Terá a substituição, feita nova eleição, mas o importante é eu ter candidatura própria e definida. Nunca tive objetivo de tomar conta do partido, pois tenho mais o que fazer. Eu sou candidato e é isso que me interessa”, indicou o deputado em entrevista ao Jornal de Brasília.

Um dos entraves para a candidatura de Izalci ao Buriti pelo PSDB é a possível aliança entre o partido e o PSB. Lideranças de ambas as siglas apostam em uma parceria, o que levaria o cenário para o mundo dos sonhos de Rollemberg, já que a aliança possibilitaria a troca de gentilezas: o governador tucano Geraldo Alckmin para presidente, com um vice do PSB; enquanto em Brasília vislumbra-se Rollemberg e Maria Abadia (PSDB) como vice para o Buriti. Será? “PSDB não fecha mais com PSB”, insiste Izalci.

Caso o tucano esteja errado, dois rumos podem ser seguidos. Izalci foi convidado pelo Podemos e pelo PSL. Segundo o presidente do PSL-DF, Newton Lins, as conversas com Izalci estão em andamento.

Uma das primeiras demonstrações do PSB de que estava disposto a tudo nas negociações para levar a fechar acordofoi a criação da pasta denominada de Projetos Estratégicos exclusivamente para abrigar o PSDB no governo. Quem ficou com a secretaria foi a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia, fundadora do PSDB, nomeada em 1 de novembro do ano passado. Izalci foi apenas comunicado da decisão.

Desgaste interno

A nomeação de Abadia não foi o único desgaste de Izalci com o PSDB. A debandada de tucanos para o GDF aumentou e Izalci chegou ameaçar a punição dos que estavam aceitando “convites” de Rollemberg para integrar os quadros do GDF.

As tratativas internas ficaram tão sensíveis que as trocas de farpas foram parar na Executiva do partido. Izalci e Robério se enfrentaram, com ataques e respostas ofensivas.

Izalci mantém o discurso de se manter no partido e desenhar sua candidatura mesmo após se encontrar, no último dia 1º, com Alckimin, pré-candidato do PSDB ao Planalto. O governador esteve no DF para negociar alianças para 2018 A situação, interna deve ser resolvida amanhã, quando será realizada a reunião da executiva nacional do partido, para definição de candidaturas, inclusive no DF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Grupo Fujioka comemora 60 anos de uma história entrelaçada com a nossa capital

Oferecendo serviços de fotografia, a marca chegou a Brasília em 1979. O estúdio se tornou um ponto de...

Faces de um velho punk

É, de certa forma, um caleidoscópio de memórias calhordas, embora a memória de Gilberto esteja indo pras cucuias. Mas...

*LIDE BRASÍLIA RECEBE DIRETOR-PRESIDENTE DA NEOENERGIA BRASÍLIA E CEO DA EMPRESA NO PAÍS*

O diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, anunciou investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão até 2028 na...

Tai Chi em Brasília: Cinco Décadas de Saúde e Harmonia com o Mestre Moo Shong Woo

Desde 1974, o legado do Grão Mestre transforma vidas e fortalece a comunidade com práticas de bem-estar e...