21.5 C
Brasília
sábado, fevereiro 14, 2026

Professor de Direito do Ibmec, Isac Costa, participa de live sobre valores mobiliários

Date:

Share post:

Professor de Direito do Ibmec, Isac Costa, participa de live sobre valores mobiliários

Professor abordará a importância da informação e da transparência na operação do mercado mobiliário

A Revista de Direito das Sociedades e Valores Mobiliários, publicação semestral que circula no Brasil e em Portugal, responsável por contribuições científicas de pesquisadores e advogados nas linhas de Direito Societário e Direito dos Valores Mobiliários, terá seu 11° volume lançado em um evento virtual na próxima segunda-feira, 27 de julho, às 18 horas. O evento terá a participação do professor de LL.M. em Direito Empresarial, Pós-Graduação em Direito Corporativo e MBA em Finanças do Ibmec de São Paulo e Brasília, Isac Costa, e a introdução dos debates será conduzida pelo advogado Nelson Eizirik, que coordena a publicação juntamente com o professor Erasmo Valladão de Azevedo Novaes e França.

Editada pela Editora Almedina, a revista contará, nesta edição, com a contribuição do artigo do professor Isac Costa sobre “Entre o sinal e o ruído, o discurso e a ação: regulação do mercado pela informação e seus efeitos colaterais”.

Na avaliação do professor Isac Costa, a regulação do mercado de capitais tem como propósito a mitigação de assimetrias de informação, reduzindo custos de agência pela previsão de deveres de transparência no dia a dia dos emissores de valores mobiliários e durante os processos de ofertas públicas.

Na aplicação das normas, a ação pode se distanciar do discurso, com algumas consequências indesejadas que decorrem da opção regulatória pela adoção desses pressupostos. Os deveres de transparência precisam ser calibrados para que a qualidade da informação seja elevado de modo que ela se torne efetivamente útil para os seus destinatários.

“Talvez não seja possível cogitar a extinção de um regime obrigatório de divulgações, pela sua força simbólica para aumentar a credibilidade dos investidores no mercado e no regulador. Se tal regime é um inconveniente necessário, então seria recomendável que, pelo menos, a informação gerada fosse efetivamente útil e não representasse um fardo para seus produtores e um enigma para seus consumidores”.

Com esse artigo, Isac Costa espera contribuir para o debate de modo a fazer com que a regulação possa caminhar para a aproximação entre o discurso e a ação e que os agentes de mercado possam dispor de meios de separar o sinal e o ruído para tomar suas decisões de investimento.

Serviço

Lançamento da Revista de Direito das Sociedades e Valores Mobiliários

Data: 27 de julho de 2020

Horário: 18 horas

Inscrições: bit.ly/RDSVM11

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Paula Belmonte assume presidência do PSDB-DF com foco em 2026

  _Presidente nacional do partido, Aécio Neves anuncia a deputada e pré-candidata ao Governo do DF para comandar o...

Neurociência, Espiritualidade e Estoicismo

Estou lendo Sobre a Dor Humana: Neurociência, Espiritualidade e Estoicismo, do meu irmão, o médico cirurgião Kelsen Teixeira....

Brasília é uma terra de oportunidades.

Nasceu assim e, ao longo do tempo, mantém-se como uma cidade acolhedora. Foi nesse solo fértil que, recém-formada e...

Seu voto não pode ser treinado por um algoritmo de IA

Eu aprendi cedo que a política é um espelho imperfeito do país. Ela revela nossas urgências, nossas esperanças...