19.8 C
Brasília
quinta-feira, novembro 13, 2025

Alegria no hospital do Guará com musicoterapia 

Date:

Share post:

Alegria no hospital do Guará com musicoterapia

Apresentações são semanais em uma das áreas de convivência da unidade

Entre os benefícios terapêuticos da utilização da música em ambientes hospitalares estão a melhora do humor, da concentração e do raciocínio lógico; aumento da disposição e consequentemente redução da ansiedade | Foto: divulgação

O Hospital Regional do Guará (HRGu) tem uma novidade para auxiliar na recuperação dos pacientes: o projeto musicoterapia, que leva o canto e a música instrumental, durante 15 minutos, para os internados na clínica médica. Entre os benefícios estão o alívio de dores de cabeça, melhora do humor, concentração e aumento da capacidade respiratória, por exemplo.

O projeto foi idealizado após uma apresentação musical no HRGu durante o Setembro Amarelo – mês voltado para atividades relacionadas à saúde mental. “Em setembro tivemos várias apresentações musicais e notamos melhora significativa do clima organizacional”, destaca a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Flávia Oliveira Costa.

À frente do projeto estão a fisioterapeuta Polyana Guimarães e a assessora Valdenice Oliveira. Elas organizam as apresentações musicais nos turnos em que estão de plantão e contam com voluntários músicos e instrumentistas da comunidade local. “O principal benefício é trazer momentos de reflexão e de relaxamento com impacto positivo no atendimento ao usuário”, resume a superintendente.

Benefícios

Entre os benefícios terapêuticos da utilização da música em ambientes hospitalares estão a melhora do humor, da concentração e do raciocínio lógico; aumento da disposição e consequentemente redução da ansiedade, do estresse e da depressão; promoção do alívio de dores de cabeça; aumento da capacidade respiratória; melhora dos distúrbios de comportamento e auxílio em doenças mentais; influência no controle da pressão arterial; ajuda no suporte das dores crônicas e na tolerância do tratamento contra o câncer.

As apresentações foram iniciadas no final do mês de outubro e acontecem mensalmente no Espaço Zen e no jardim de inverno da clínica médica do hospital.

*Com informações da Secretaria de Saúde
AGÊNCIA BRASÍLIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Helder Barbalho e o Brasil da Amazônia na era da COP30

Em entrevista ao 61Brasília, o governador do Pará fala sobre legado, bioeconomia e o papel do Brasil na...

Desigualdade de gênero marca punições no Congresso e na CLDF

De Flordelis e Carla Zambelli, na Câmara Federal, e Paula Belmonte, na CLDF, parlamentares enfrentam cassações e prisões,...

Como brilhar por fora sem apagar por dentro

Muita gente sonha em alcançar sucesso, reconhecimento e prosperidade. Isso é natural, faz parte do impulso humano de crescer. Mas...

Descobrindo o Paraíso de Santa Bárbara em Alfredo Wagner SC

Em uma tarde ensolarada, tivemos a (ATUVIVAW) Associação de Turismo de Alfredo Wagner, a oportunidade de visitar a...