CCBB recebe Festival Palhaças do Mundo
#VI Encontro de Palhaças de Brasília vai exaltar a graça e o poder das mulheres com muita gargalhada e discussão
#Espetáculos e cabarés com ingressos a venda na bilheteria do centro cultural
# Oficinas e demais atividades gratuitas
De 10 a 14 de outubro, na CiRcA Brasilina, montada nos jardins do CCBB
O CCBB Brasília recebe, de 10 a 14 de outubro, o Festival Palhaças do Mundo – VI Encontro de Palhaças de Brasília que chega para celebrar a graça e poder das mulheres através da palhaçaria. A CiRcA Brasilina, com duas tendas montadas nos jardins do centro cultural, abre o picadeiro para a programação comemorativa do Dia das Crianças e também do aniversário do próprio CCBB, que completa 18 anos no dia 12 de outubro.
Além de muito riso, o evento trará discussões referentes às questões de gênero no Brasil e no mundo. Para isso, o encontro contará com uma programação que inclui oficinas, espetáculos e a exibição de curtas que compõem o seriado Palhaças do Mundo , que permitirá ao público conhecer um pouco mais sobre o universo da mulher e da palhaça. Haverá ainda cabarés, que são espetáculos com curtos esquetes e que acontecem dentro da lona da CiRcA, assim como mesas redondas, discussões e debates.
Segundo a idealizadora, Manuela Castelo Branco, o objetivo do festival é encantar, mas também provocar e educar crianças e adultos, para que entendam um pouco da realidade das mulheres palhaças e das mulheres em geral.. “O Festival começou com o intuito de abrir espaços para mostrar o trabalho de palhaças em Brasília. Cada palhaça é um satélite em torno de uma poética, de um momento histórico, e de experiências pessoais e estéticas muito específicas. Por isso, o evento traz essa discussão de gênero, protagonismo feminino e mas também de diversidade”, explica.
Manuela conta que, até o século XX,havia poucas mulheres trabalhando com essa arte e que muitas dessas palhaças vinham de uma formação teatral. No entanto, há outros nichos estéticos que alimentaram a palhacaria feminina, e, de acordo com Manuela, com o passar dos anos, a classe se uniu, se fortaleceu e desenvolveu várias técnicas inovadoras de teatro e circo.”Neste contexto, há toda uma comicidade a ser desenvolvida, pesquisada e explorada pelas palhaças na concepção de novas ‘gags’, e de uma dramaturgia própria para mulheres, bem como o reconhecimento de sua arte”, completa.
Sobre a programação
Passam pelo picadeiro da Circa Brasilina, os espetáculos – Decripolou Totepou(Odília Nunes \ PE), – As Desempregadas(Maria Tavares e Julia Maia \ DF), A Coisa do Humano (Joriana Freitas \ CE), Café Buffê (Aline Marques e Eduardo D´Avila\ RS), Surpresa (Lia Motta \ GO) e As Bodas de Umbigolina (Joice Agale \ BA). E os Cabarés Palhaçísticas: Cabaré que Burla, com Nara Menezes (PE) \ Las Panamericanas (RJ), Cabaré da Nega, com Madame Froda (Ana Luiza Bellacosta / DF) e Cabaré da Buffa – que é resultando da oficina do Charme ao Chorume, com Aline Marques ( RS)
O Curta Palhaças traz a II Temporada do seriado Palhaças do Mundo, dirigido por Manuela Castelo Branco, a palhaça Matusquella. Um seriado documental, composto de 12 episódios por temporada, e que mapeia poeticamente o universo de palhaças espalhadas pelo globo, com foco em palhaças brasileiras, mas com episódios contando histórias de palhaças que vivem e trabalham no exterior.
Dentro da programação do festival, espaço para diálogo e ideias. Na Roda de Cuidado e Auto Cuidado entre Palhaças, comandada por Cleudes Pessoa , roda de conversa, reflexão, práticas de cuidado, autocuidado e de cura, na qual palhaças se encontram para trocarem e se apoiarem, num espaço nutridor, baseado na sororidade e no cuidado.
Ainda nas atividades do Palhaças em Tese, sempre após a exibição do Curta Palhaças, haverá um debate diário com a presença de pesquisadoras brasileiras. Na abertura a diretora do seriado Palhaças no Mundo, Manuela Castelo Branco debate e lança a II Temporado do seriado. Depois vem o Lançamento do livro As Tintas do Riso, com a presença da autora Nayara Homem. O livro resulta de pesquisa como maquiadora e palhaça, e da série de entrevistas realizadas com 45 palhaças e palhaços da Bahia, vindos de circos itinerantes, grupos e artistas independestes. Um raio X sobre a maquiagem dentro desse recorte. Por fim, leitura dramatizada de A Máscara e a Sombra: L’Arte della Cortigiana, escrito e interpretado por Joice Aglae Brondani, pós-doutora em Artes Cênicas e professora da UFBA. A leitura recupera documentos e aspectos históricos relacionados ao surgimento da palhaçaria feminina combinada a um estudo sobre comicidade e gênero.
Ainda dentro do ciclo de ideias, Palhaças Em Rede promove roda de conversa sobre a Rede Internacional de Palhaças, com Nara Menezes, integrante da secretaria de articulação do movimento. Uma abordagem histórica e iconográfica sobre a atuação e movimentação dessa rede que já articula artistas de todas as regiões do país. Nara Menezes é palhaça, pesquisadora da comicidade feminina, e produz o Festival PalhaçAria, Festival internacional de mulheres palhaças, que é bianual e acontece no Recife.
E tem até momento para meditar. Na atividade, Palhaças Pela Paz, uma invasão de palhaças realizam uma poética e inspiradora meditação coletiva guiada por Thais Kuri, com práticas do Tai Chi Chuan misturadas a práticas e reflexões ligadas ao Sagrado Feminino.
O Festival Palhaças do Mundo é uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil e Circa Brasil com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e do Banco do Brasil.
Programação
Espetáculos e cabarés com ingressos a venda na bilheteria do centro cultural
Oficinas e demais atividades gratuitas
Todas as atividades são realizadas nas tendas da CiRcA Brasília, montada nos jardins do CCBB
Serviço:
Festival Palhaças do Mundo
De 10 a 14 de outubro
Espetáculos e cabarés
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Demais atividades gratuitas
CiRcA Brasilina – Jardins do CCBB
Centro Cultural Banco do Brasil – DF
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel.: 61 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br Site: bb.com.br/cultura
Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia e twitter.com/CCBB_DF