19.5 C
Brasília
quinta-feira, dezembro 26, 2024

“Congresso Mulheres da Energia” marca Dia da Mulher em Brasília

Date:

Share post:

O encontro nacional desembarca na capital federal, nos dias 7 e 8 de março, com 100% de palestrantes mulheres, para debater desafios e perspectivas para o gênero feminino no setor de energias renováveis

A frase “o lugar da mulher é onde ela quiser” é uma realidade fortemente presente nos últimos tempos. Porém, os obstáculos enfrentados por elas nos mais diversos ambientes corporativos ainda são muitos, o que sinaliza que o debate e o fomento ao protagonismo feminino devem continuar. Diante disso, nos dias 7 e 8 de março, ocorre, em Brasília, o II Congresso Brasileiro de Mulheres da Energia. O evento marca as comemorações do Dia Internacional da Mulher reunindo, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, cerca de mil mulheres do setor de energias renováveis de todo o Brasil. Regulamentação do setor, diversidade, superação, tendências, representatividade feminina, oportunidades, cenário nacional e mundial, estarão entre os temas do encontro. Mais informações em https://mulheresdaenergia.com.br/.

Com a expansão do setor de renováveis, mais mulheres passaram a ingressar nesse mercado. Na área de energia solar, a participação feminina evoluiu bastante, mas elas ainda enfrentam dificuldades na busca por oportunidades em um segmento que antes era dominado por homens. De acordo com a Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, em inglês), as mulheres ocupam apenas 32% dos empregos no setor no mundo. No Brasil, ele ainda é permeado por preconceitos de gênero – 64% das profissionais da área já ouviram comentários sexistas e 49% já sofreram discriminação no trabalho por ser mulher, segundo a Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (Mesol).

Para a empresária dos setores imobiliário e fotovoltaico, idealizadora do Congresso Brasileiro Mulheres da Energia, Lúcia Abadia, “o impossível não existe para aqueles que têm fé e determinação”, frase na qual ela encontra disposição para promover a discussão de temas relevantes às mulheres num setor relativamente novo, mas em plena expansão e com inúmeras oportunidades. “Num segmento responsável por gerar 11,5 milhões de empregos no mundo e com perspectiva de criar 42 milhões de empregos até 2050, as expectativas são as mais positivas possíveis para as mulheres”, lembra Lúcia. 

Ainda, de acordo com ela, esse mercado está aberto para as mulheres no Brasil e terá muito mais espaços. Mas, para que elas subam os degraus das empresas, de forma equiparada aos homens, o caminho passa pelo conhecimento. “Um dos maiores desafios das mulheres nesse setor é a qualificação. Precisamos de cursos de graduação, pós-graduação e MBAs específicos na área. Para isso, uma das nossas lutas é a criação da Universidade Brasileira das Mulheres da Energia”, conta Lúcia. 

Com uma série de palestras exclusivamente do gênero feminino, o Congresso conta também com a curadoria da especialista do setor, Silla Motta, gerente comercial da BBCE – Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia, que, na ocasião, reúne empresárias, CEOs, engenheiras, advogadas, investidoras, empreendedoras, pesquisadoras, jornalistas, entre demais profissionais do segmento, além de diversas autoridades e representantes de entidades no setor. No dia 8, o coquetel de encerramento com as participantes marca o ponto alto da comemoração do Dia Internacional da Mulher. O evento é uma realização da empresa Yes Produções, integrante do Grupo Abadia.

Serviço: II Congresso Brasileiro Mulheres da Energia

Data: 7 e 8 de março de 2023, a partir das 9h

Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada – SHTB Trecho 1 Cj 1B Bl C

Mais informações e inscrições: https://mulheresdaenergia.com.br/

Palestrantes confirmadas: https://mulheresdaenergia.com.br/palestrantes/

Realização: Yes Produções, empresa do Grupo Abadia

Mais sobre Lúcia Abadia
Lúcia Abadia idealizou, em 2022, o 1° Congresso Brasileiro das Mulheres da Energia, que reuniu, em São Paulo, mais de 720 mulheres do setor em um único local, fomentando networking e contribuindo para o posicionamento das marcas envolvidas no projeto.

Em 2023, ela realiza a segunda edição do evento, na Semana da Mulher, representando um novo marco dentro do setor de Energia, reunindo quase mil mulheres da área.

Lúcia atua no ramo imobiliário de loteamentos inteligentes há 36 anos e, do setor de energia solar, há 8 anos, onde passou a atuar fortemente em diversas frentes, inclusive como diretora executiva da ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída, cargo que ocupou por três anos.

Lúcia possui uma história de vida emocionante e motivadora. Começou a trabalhar com apenas 8 anos de idade, vendendo roupas de porta em porta.  Vindo de uma origem humilde, sempre desafiou mercados predominantemente masculinos. Hoje é presidente do Grupo Abadia e da Yes Produções, empresa responsável pela organização de Congressos, Feiras, Cursos e Treinamentos pelo Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Hauz Arquitetura: Transformando Espaços com Design Personalizado e Atendimento Humanizado

Por: Ana Volpe Fotos: Lula Lopes  Fundada em 2013, a Hauz Arquitetura é um escritório brasiliense que se destaca pela...

Sertão brasiliense

Xique Xique, gerido pela segunda geração familiar, oferece tradição e excelência ao servir prato nordestino de maneira única...

A força do pensamento crítico: o valor de questionar para crescer

"Seja um pensador livre e não aceite tudo o que ouve como verdade. Seja crítico e avalie as...

O que te preocupa te escraviza: como libertar-se das correntes invisíveis da mente

 É incrível como preocupações podem moldar nosso comportamento e roubar nossa paz. Quando uma preocupação se instala, ela...