27.5 C
Brasília
terça-feira, outubro 14, 2025

Conheça as melhores frutas para consumir no verão

Date:

Share post:

Conheça as melhores frutas
para consumir no verão

De acordo com Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, alimentos como figo, ameixa, cereja, melancia e acerola são algumas das opções que devem entrar no cardápio para manter a saúde em dia durante esse período

  O último mês do ano traz consigo a contagem regressiva para uma estação muito aguardada por muitas pessoas: o verão. Iniciando no dia 21 de dezembro, as cidades brasileiras sofrerão um aumento considerável das temperaturas ao longo de três meses e, por conta dessa disso, é fundamental investir em uma alimentação saudável para manter a hidratação do corpo.

Nesse aspecto, as frutas desempenham um papel importante e merecem ser destacadas no cardápio do dia a dia. De acordo com Renata Guirau, nutricionista, as mais suculentas fornecem antioxidantes e, além disso, mantém a hidratação em dia. “O abacaxi, a laranja, o melão, a melancia e o coco verde são boas opções. Apostar em frutas ricas em vitamina C – como limão, acerola, caju, kiwi e maracujá – também é muito importante”, pontua.

Para os lanchinhos da tarde, a indicação é voltada ao consumo in natura desses alimentos. Maçã, pera, pêssego, ameixa, figo e goiaba entram como excelentes opções por serem leves e saciarem a fome.

“As temperaturas mais altas do verão podem trazer a sensação de que alguns alimentos são mais ‘pesados’. Além das frutas, o ideal é investir em vegetais para fugir desse desconforto, pois são mais digestivos e podem ser consumidos em temperatura ambiente ou, até mesmo, gelados”, explica Guirau.

Para o melhor aproveitamento desses alimentos, a profissional chama atenção para a forma que eles serão conservados. Por conta do calor, é normal que eles estraguem mais rápido. Portanto, é fundamental estar atento ao que fica fora da geladeira. Caso haja o deslocamento das refeições por um longo período, a dica é investir em bolsas térmicas para manter o frescor.

Cuidados extras

Além de uma alimentação balanceada e nutritiva, o verão pede uma atenção especial para a ingestão de água e sucos naturais. O consumo excessivo de açúcar e sal, principalmente nessa época, é prejudicial para o corpo, pois não contribuem para a hidratação.

No que diz respeito à exposição solar, é preciso agir com cautela para não agredir a pele. “Para auxiliar nos cuidados, recomendamos o aumento do consumo de antioxidantes. Fontes de betacaroteno são interessantes de serem consumidas com mais frequência, pois ajudam na saúde do órgão e, além disso, reduz os efeitos nocivos dos raios solares. A cenoura, manga, mamão, acerola, ameixa e cereja entram como aliadas nesse processo”, aconselha a nutricionista.

Para que o verão seja leve, saboroso e nutritivo, Renata Guirau compartilha três receitinhas para incluir nesse período. Confira:

Salada de rúcula com parma e figos

½ maço de rúcula baby

200g de presunto parme fatiado

2 figos cortados em 4 partes

1 col de sopa de mostarda dijon

2 col de sopa de vinagre balsâmico

Sal e pimenta a gosto

Monte a salada acomodando a rúcula em uma saladeira e tempere com a mostarda, o vinagre o sal e a pimenta.

Acrescente o presunto fatiado em rolinhos, intercalando com as fatias de figo.

Sirva em seguida.

Smoothie de ameixa

200mL de água de coco

3 ameixas picadas com casca

½ xícara de chá de amoras congeladas

1 maçã cortada em cubos

Suco de 1 limão

Bata tudo no liquidificador ou mixer e sirva em seguida, sem coar.

Se desejar, pode bater com gelo ou congelar as ameixas antes de bater.

Suco de acerola com abacaxi e hortelã

2 xícaras de abacaxi picado

1 xícara de acerolas

Suco de 1 limão

1 col de sopa de hortelã picada

1 xícara de água

Açúcar ou adoçante a gosto

Bata tudo no liquidificador, coe e adoce a gosto.

Sirva gelado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

A ignorância gera mais confiança do que o conhecimento

Vivemos em um paradoxo inquietante: quanto menos alguém sabe, mais facilmente acredita que sabe o suficiente. É um...

Exposição fotográfica e livro “Marias” chegam à Câmara Legislativa em outubro para chamar atenção para a violência contra a mulher

No dia 21 de outubro, às 14h30, Espaço Cultural Athos Bulcão, no foyer do plenário da Câmara Legislativa...

Escritório Rezende & Matos Advogados comemora posse de nova associada

Na noite desta quinta-feira (09/10/2025) o Escritório Rezende & Matos Advogados em comemoração à posse de sua nova...

Hotelaria brasileira em perspectiva: desafios de mão de obra, oportunidades de crescimento e caminhos sustentáveis para o futuro

  Por: Márcio Lacerda, Mestre em Administração Profissional pela FIA – Fundação Instituto de Administração, Diretor Geral da Hotelaria...