Escola de Brasília incentiva a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Robótica
Segundo o professor do Colégio Seriös, Raul Batista, a intenção da instituição é potencializar a criatividade dos seus estudantes
Há dois anos, o Colégio Seriös, em Brasília, incentiva os alunos da instituição a participarem da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que ocorre em território nacional desde o ano de 2007. Atualmente, a competição é considerada a maior da América Latina e, além disso, é responsável por classificar equipes para a RoboCup, maior evento relacionado ao assunto do mundo. Em 2019, a ocasião contou com mais de 204 mil participantes de diferentes estados.
Com objetivo de estimular os jovens a aderirem a carreiras científicos-tecnológicas, a OBR foi bem recebida na escola brasiliense, que conta com um ensino humanizado e voltado para o incentivo das habilidades pessoais e acadêmicas de cada estudante. Para Raul Batista, professor de Matemática e coordenador olímpico do Seriös, uma das razões para desenvolver projetos para a Olimpíada é a capacidade de potencializar a criatividade e as aprendizagens dos alunos diante de situações e problemas inovadores.
“Experiências relacionadas ao desenvolvimento individual e das relações interpessoais são bem-vindas. Além disso, a participação na OBR possibilita o ingresso em universidades nacionais, como a USP, UNESP, UNICAMP e UNIFEI”, informa.
Raul ainda destaca que competições como a OBR têm por objetivo fazer uma adaptação do conteúdo acadêmico visto em sala, a fim de transformá-lo em algo mais lúdico, gerando maior interesse e participação por parte dos estudantes, que assumem papéis de protagonistas no processo de ensino-aprendizagem.
Na instituição, é estabelecida uma parceria entre a escola e a família dos alunos, com o intuito de prepará-los de forma integral para participarem de diferentes modalidades de olimpíadas acadêmicas – nacionais e internacionais -, visando as metas individuais e coletivas.
“O incentivo da família é de extrema importância para auxiliar na manutenção do interesse dos estudantes. Por essa razão, nós possuímos uma coordenação de competições acadêmicas que se responsabiliza pelo papel de identificar os alunos que possuem habilidades em diferentes áreas do conhecimento. A partir desse mapeamento, são convidados e instigados a participarem de competições”, explica o professor.
De modo geral, o coordenador, além de convidar os alunos, também divulga as olimpíadas, mostra o regulamento e promove aulas especificas para cada modalidade. Para a rede de ensino, o projeto olímpico é um trabalho fundamental na escola justamente por mostrar um crescimento pedagógico, social e de conhecimento/leitura de mundo para cada aluno.
“O comprometimento em sala de aula, a responsabilidade, o aprendizado do trabalho em equipe – que é uma das habilidades imprescindíveis para o estudante do século XXI – são alguns dos benefícios dessa proposta”, comenta o professor.
Para conhecer a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), é necessário acessar o site obr.org.br. O portal traz todas as informações da competição, assim como as inscrições para participar do projeto.
SERVIÇO:
Colégio Seriös
SGAS 902, BL. C, LT. 75, Asa Sul
Telefone: (61) 3049-8800
Sobre o Colégio Seriös – Há nove anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.