19.5 C
Brasília
domingo, janeiro 18, 2026

Especialistas comentam edital da PCDF 

Date:

Share post:

Especialistas comentam edital da PCDF 

Ótima notícia! O edital mais esperado dos últimos tempos foi publicado. Hoje pela manhã, o Edital PCDF com oferta de 1.800 vagas para o cargo de Agente de Polícia foi publicado. Serão 600 vagas para provimento imediato e mais 1.200 para cadastro reserva.

A banca organizadora será o Cebraspe, da Universidade de Brasília (UnB). A remuneração inicial é de R$ 8.698,78 mais benefícios e possíveis gratificações. As inscrições começam no próximo dia 18 e seguem até 9 de setembro. A taxa é de R$ 196. Para ser elegível ao cargo, é necessário possuir diploma de ensino superior de qualquer área de formação, reconhecido pelo MEC.

Os delegados e professores do IMP Concursos Fernando Cocito e Vitor Falcão analisaram o edital e dão algumas dicas para quem está atrás de uma classificação. Confira!

Para Fernando Cocito o edital publicado é uma vitória para a corporação. “ Essa publicação era esperada há pelo menos dois anos, a carência na área está muito grande e hoje é um dia para comemorar”, comenta o professor.

De acordo com Vitor Falcão o prazo entre o edital e as provas é bom e razoável. “ O concursando agora tem que respirar e focar nas matérias que nunca estudou. Ainda dá tempo de estudar todo o conteúdo, é preciso ter um planejamento e segui-lo de hoje até o dia da prova. ” afirma.

A parte básica da prova traz 50 itens. A aposta dos professores é que a divisão seja feita da seguinte forma: 20 questões de português, 10 de raciocínio lógico e matemática, 5 de inglês, 5 de RIDE e 10 itens divididos entre as demais disciplinas.

Já na parte específica do conteúdo programático, a dupla afirma que embora o Cebraspe as vezes surpreenda, há uma grande possibilidade das questões serem divididas em: 10 de direito penal, 10 direito processual penal, 10 de informática, 10 de contabilidade, 8 de direito administrativo, 8 de direito constitucional, 5 de direitos humanos, 5 de estatística e 2 ou 3 sobre a lei nº 9.099.

Para Fernando Cocito, a Lei 13.869/19 , a Lei de Abuso de Autoridade será a única lei penal escolhida pela banca. “ No passado essa lei foi retirada, agora, ela já está há mais tempo sendo utilizada e vai sim cair na prova” afirma o professor.

Com relação ao teste de capacidade física, o TAF, a novidade é o teste Shutlle Run (ir e vir). Entretanto, Cocito afirma que o candidato não precisa pensar nisso agora, que a sua primeira missão é passar na prova objetiva. “A prova prática será apenas ano que vem, então nos próximos 90 dias o foco é na prova objetiva”, finaliza.

Em relação à pandemia da COVID-19, os professores afirmam que existe o risco de ser adiado, mas eles não acreditam que isso irá acontecer “ Devemos trabalhar como se não houvesse a possibilidade de ser adiada, não acreditamos em adiamento. O aluno deve seguir o prazo que está no edital” esclarecem os professores.

Para os especialistas, a hora é agora! Os concursandos devem agarrar o edital, muita gente passa em concursos, com estudo pós edital. Uma outra dica é ficar atento aos jornais, lendo bons textos impressos, bons conteúdos jornalísticos que ajudam na prova dissertativa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

O peso político da mentira: quando a dívida com a verdade se transforma em capital de poder

A frase “Toda mentira contada é uma dívida com a verdade”, encapsula uma tensão fundamental da política: a...

Seja sua melhor companhia: quando você se basta, nada falta

Aprender a ser uma boa companhia para si mesmo é um ato silencioso de coragem. Em um mundo...

Festa de São Sebastião do Boi de Seu Teodoro celebra tradição e recebe o projeto “Cultura Negra em Movimento” em Sobradinho*

Evento gratuito une fé e folclore com o tradicional levantamento do mastro, ladainhas e apresentações do Tambor de...

A maldição do poder: quando os deuses riem do supremo

Diz-se que, quando os deuses querem punir alguém, primeiro o presenteiam com poder. Depois, ficam observando — divertidos...