Levantamento feito pelo Aprova Total revela quais assuntos estudantes podem encontrar na prova
O vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), considerado o segundo mais concorrido do país, após o Enem, está se aproximando, e candidatos buscam estratégias para se preparar adequadamente. Uma análise minuciosa das provas de 2013 a 2023, revela os temas mais recorrentes em cada disciplina na 1ª fase do exame.
“Uma característica tradicional da prova da Fuvest: as questões, tanto na 1ª quanto na 2ª fase, tendem a ser mais conteudistas. Não é raro vermos algumas questões mais nesse estilo do que as que vemos em outros vestibulares, como o próprio Enem”, aponta o professor Jubilut, dono de um dos principais canais de educação no Youtube e fundador do Aprova Total.
Confira o levantamento:
Biologia:
A disciplina de Biologia destaca-se na Fuvest, com ênfase significativa em Ecologia, que representa 21,8% das questões. Botânica (10,5%), Genética (9,8%), Zoologia (6%) e Bioenergética (6%) também figuram como temas recorrentes.
Química:
As questões de Química apresentam contexto e recursos visuais, destacando-se Equilíbrio Químico (11%), Reações Orgânicas (10,3%), Soluções (6,9%), Moléculas e Propriedades (6,9%) e Termoquímica (6,2%).
Física:
O exame de Física enfatiza interpretação e questões interdisciplinares. Eletrodinâmica (16,3%), Termologia (12,2%), Trabalho e Energia (11,3%), Ondulatória (8,6%) e Dinâmica (8,6%) são os tópicos mais abordados.
Matemática:
Conteúdos como Matemática Básica (15,7%), Trigonometria (11,4%), Geometria Espacial (10,7%), Geometria Plana (10,7%) e Funções (10%) são recorrentes nas provas de Matemática.
História:
A Fuvest prioriza questões sobre a História do Brasil, com destaque para Brasil Colônia (16,8%), Idade Moderna (12,1%), Idade Antiga (9,4%), Idade Contemporânea (8,7%) e Brasil Monárquico (8,1%).
Geografia:
Geografia na Fuvest abrange uma variedade de conteúdos, destacando-se Espaço Brasileiro (9,9%), Espaço Agrário (9,9%), Questões Ambientais (7,8%), Biomas (7,8%) e Geopolítica (7,1%).
Filosofia e Sociologia:
A Fuvest introduziu questões exclusivas de Sociologia e Filosofia. Temas como Grécia Antiga, Fenomenologia, Existencialismo, Desigualdade Social, Trabalho na Contemporaneidade e Ciência Política são relevantes para o vestibular.
Linguagens:
A prova de português aborda Gêneros Textuais (29%), Figuras de Linguagem (13%), Poesia (10,1%) e Classes Gramaticais (7,2%), envolvendo interpretação de texto.
Literatura:
Literatura na Fuvest mescla-se com Português. Escolas Literárias (48,3%), Modernismo (35,6%), Literatura Contemporânea (11,9%) e Introdução à Literatura (4,2%) são áreas frequentemente cobradas.
Inglês:
A prova de Língua Inglesa exige interpretação e vocabulário. Conhecimento de adjetivos e pronomes é essencial, com a possibilidade de questões interdisciplinares.