14.5 C
Brasília
quinta-feira, julho 10, 2025

Galette do dia de Reis já está em produção diária na Padaria Cardabelle

Date:

Share post:

Além da produção diária, que se esgota rapidamente, é possível encomendar durante todo o mês de janeiro

A tradição francesa da Galette de Reis abre os trabalhos de 2022 na seara de produtos festivos da Padaria Cardabelle. Nessa semana do dia 06 de janeiro – Dia de Reis – e no restante do mês, a torta de massa folhada, um dos mais longevos e famosos produtos da pâtisserie francesa, simboliza os presentes ofertados a Jesus pelos três reis magos. Com produção diária, a recomendação é encomendar para garantir, pois a produção é limitada e tem alta procura.

Mestre Padeiro Benoît Rataboul executa a receita de tradição francesa, que é feita de massa folhada e creme de amêndoas. As Galettes estão disponíveis na loja em dois tamanhos: a grande – que custa R$ 65,00 – e a pequena – no valor de R$ 35,00. Para Benoît, servir a Galette para as famílias brasileiras tem um sabor a mais: “é uma tradição que sempre é celebrada nas casas de meu país, no dia de Reis” e por isso também os dois tamanhos, “para atender famílias maiores, fazemos a grande, que serve de 6 a 8 pessoas, e a versão menor, que atende bem de 3 a 4 pessoas”.

EPHIPANIE – Assim como na França, o Brasil celebra o dia de Reis, mas com o nome de “Epiphanie” e marca o momento de guardar os enfeites natalinos. Existe um ritual francês para o consumo. Tradicionalmente, deve-se cortar a Galette no mesmo número de fatias das pessoas presentes enquanto a pessoa mais jovem senta-se embaixo da mesa em que a torta será servida. Após o corte, a pessoa mais jovem escolhe – de forma aleatória – a ordem de quem receberá cada fatia. Nesse ritual, a pessoa que fica embaixo da mesa representa a inocência e justiça do Deus Apollo (Phébe).

REINADO – Uma fava (fève – pequeno boneco / estatueta) é colocada na massa, escondida durante o preparo, e quem encontra a fava é o Rei da Epiphanie, usa a coroa dourada de papelão que acompanha as Galettes e será a pessoa que vai providenciar a próxima torta a ser consumida pela família no ano seguinte. A pessoa que encontrar a fève (estatueta) em seu pedaço é considerada le roi (o rei) ou la reine (a rainha) pelo resto do dia. Além disso, “algumas famílias cortam uma fatia extra da Galette, que se chama de ‘parte do pobre’ ou ‘a do Bom Deus’, reservada para visitantes inesperados”, explica Benoît.

Serviço – Galette de Reis

Local: SHCN 403, bloco E (Cardabelle)

Aberta: Diariamente, das 8h às 19:45

Telefones para Encomenda: 61 3033-6684 / 61 9226-5084

Redes: https://www.instagram.com/cardabellepadaria/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Disney Brasil promove contação de histórias na Livraria Leitura Terraço

A Disney Brasil, em parceria com a Livraria Leitura, promove durante o mês de julho uma experiência encantadora...

Das sacadas de Diamantina, serenatas invertidas encantam turistas em busca de bem-estar e lazer

A experiência começa ao avistar pelo horizonte a despedida do sol, que ao mesmo tempo anuncia a chegada...

O palco e os bastidores: a coragem de ser inteiro

Vivemos em um mundo onde a aparência reina soberana, onde os aplausos valem mais que o silêncio interior,...

Decisão do STF reconhece que tentativa de aumentar IOF extrapola limites constitucionais

CACB considera audiência pública como meio adequado para solução da questão, mas destaca que o ônus não pode...