10.5 C
Brasília
segunda-feira, agosto 18, 2025

Grupo de mulheres de Brasília se juntam e criam projeto para ajudar pequenas empreendedoras

Date:

Share post:

Grupo de mulheres de Brasília se juntam e criam projeto para ajudar pequenas empreendedoras

Conheça a história, os objetivos e motivações das integrantes do grupo “Elas+”

Por Gabriel Torres

Com supervisão de Raquel Paternostro

O Grupo de mulheres “Elas+” surgiu da motivação de algumas amigas que foram ajudadas pela criadora do projeto, Eloia Moreira, em abril deste ano. Criado com ajuda da irmã, Eronildes, o grupo já ultrapassou a marca de 100 membras, que possuem idade de 19 a 82 anos e formação em diversas áreas. Elas divulgam seus trabalhos, apoiam umas às outras, trocam informações de interesses femininos, maternidade, filhos, cursos, saúde, beleza e muito mais. Tudo isso acontece, principalmente, via WhatsApp.

Eloia Moreira e a irmã, Eronildes,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 2012, algumas das mulheres que hoje integram o Elas+ participaram de um calendário no projeto Árvore da Vida, que tinha como objetivo ajudar o abrigo de mulheres agredidas, que ficava no Lago Norte. O resultado foi alcançado, mas o projeto produzido por Eloia não teve continuidade. Porém, como a ideia do calendário obteve êxito nessa outra ocasião, porque não voltar com uma nova roupagem?

Foi o que aconteceu!  Mais de 50 integrantes do grupo, se engajaram com a causa e, juntas, estão produzindo o CALENDÁRIO 2020 com o tema “Acolhimento”. Dessa vez, mulheres comuns serão protagonistas do anuário, que tem como propósito instigar o empoderamento feminino. As modelos serão desafiadas a escolher o cenário e os figurinos, logo após, farão uma produção impecável de cabelo e maquiagem e para a realização das fotos.

Shirley Felix

O ato de enfrentar a timidez e posar para a lente de uma fotógrafa pode mudar completamente a atitude de uma mulher até o final da própria vida. Isso pode ser constatado pela declaração de Shirley Félix. “Agora que fiz as fotos estou me sentindo linda! E me sentindo mais preparada para os novos desafios que vierem pela frente”. E por Leticia, uma das participantes do produto feito em 2012, que, dessa vez, sentiu-se mais á vontade a ponto de exibir os novos seios. “Fazer o calendário me fez sentir mais mulher ainda. É a melhor experiência da minha vida depois de ser mãe”. 

Em meio a sessão, mulheres como elas, vão se abrindo, deixando o nervosismo e tensão de lado. Eloia é peça-chave nesse momento, pois como é uma pessoa paciente e possui um olhar atento, consegue perceber e sempre faz algo para confortar e deixar o clima mais leve. Com isso, a idealizadora vai abrindo o coração, ouvindo, solidariamente, cada palavra e acompanhando os gestos. Ao fazer das sessões um desabafo misturado com um encontro, o qual, no final, se transformava numa brincadeira, o momento foi crucial para a execução das fotos e transformação das participantes.

O objetivo de vender itens como bolsas ecológicas, camisetas e os calendários, que serão lançados no dia 4 de dezembro, é ajudar pequenas empreendedoras a melhorarem o local de trabalho. Como Dona Maria, uma das escolhidas pelo Elas+, que detém uma banquinha e vende milho, din-din, coxinha, curau, na 308 Sul. A trabalhadora autônoma tem imensas dificuldades em acomodar todo o material para produção dos lanches, botijão de gás, e sem uma banqueta para sentar, passa o dia todo em pé. Será dado a ela um carrinho moderno e mais adequado.

Novas iniciativas

Além disso, o Elas+ está juntando forças para promover uma série de cursos solicitados por pessoas do grupo ou de conhecidos. Serão ministradas aulas de idiomas estrangeiros, administração de pequenos negócios, maquiagem para fotografia, entre outras coisas.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

O amor silencioso: quando os gestos falam mais que as palavras

Imagine um mundo onde o som não existe. Onde as vozes foram caladas por algum capricho divino e...

Conexão com a natureza nas montanhas Catarinenses

Imagina se hospedar num confortável chalé, a 550 metros de altitude e com vista para vales e montanhas.Esse...

Museu Nacional da República recebe “AÇO”, exposição de Luca Benites que transforma matéria em metáfora da condição humana

 Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra inédita ocupa a nave principal do museu com instalação monumental e...

Das sacadas de Diamantina, serenatas invertidas encantam turistas em busca de bem-estar e lazer

Uma serenata, ao contrário, anima as noites de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. É a...