Leitura pode se transformar em um hábito quando praticada com regularidade
Em Brasília, o Colégio Seriös adotou o projeto “Book Club” para os estudantes desenvolverem interesse por livros com mais frequência. A iniciativa foi criada a partir da ideia de três alunas da instituição
Estima-se que os brasileiros leiam, em média, cinco livros por ano. O levantamento foi realizado no ano passado, pelo Instituto Pró Livro, em parceria com o Itaú Cultural. Além disso, de 2015 para 2019, a porcentagem de leitores caiu de 56% para 52%. Os dados indicam um problema crescente na população no que diz respeito ao comportamento da sociedade em relação à leitura.
Para mudar essa realidade no seu ecossistema, o Colégio Seriös, em Brasília, adotou um projeto especial, que iniciou no mês de junho deste ano. Por meio do “Book Club”, os estudantes da escola podem se reunir para desenvolver o hábito da leitura e, também, para trabalhar o vocabulário em outro idioma. Saulo Jander, professor de Inglês e coordenador da ação, explica a proposta.
“Três títulos são sugeridos e avaliados entre os alunos. O livro mais votado é o escolhido para o próximo encontro. A ideia do projeto é intercalar as línguas portuguesa e inglesa nos encontros. Como a primeira ocasião teve uma leitura em português, o nosso próximo encontro será com uma obra em língua inglesa”, diz.
A iniciativa surgiu a partir da solicitação de três alunas da instituição, que apresentaram a ideia do projeto para a diretora do Seriös. Para Saulo, é gratificante ver o envolvimento das jovens nesse aspecto. “Quando parte dos próprios alunos, um consegue influenciar o outro e, dessa forma, aumenta o número de alunos envolvidos em uma atividade que só traz benefícios para os jovens”, comenta.
O primeiro encontro levou o romance “Um de nós está mentindo”, da autora Karen. M McManus, para as salas de aula. Resumidamente, a história se passa em uma escola de Ensino Médio, nos Estados Unidos. A obra aborda questões relevantes a serem discutidas, como estereótipos, bullying e a exposição nas redes sociais.
Para o professor, essa iniciativa traz a possibilidade do estudante crescer no âmbito pessoal e profissional. Saulo reforça que a leitura é capaz de deixar um indivíduo mais crítico e reflexivo. Por essa razão, ela se torna indispensável no desenvolvimento intelectual do ser humano.
“Quem tem o hábito de ler é mais analítico, pois a leitura potencializa a interpretação dos fatos e desenvolve a capacidade de argumentação. O aluno que lê com frequência vai, por exemplo, se sentir mais à vontade para escrever uma redação devido ao seu repertório argumentativo ser maior e o seu vocabulário, mais extenso”, exemplifica.
Saulo também indica que a leitura pode se tornar uma ferramenta de autoanálise. Para o profissional, através das histórias dos outros, é possível trabalhar com aspectos internos para descobrir coisas pessoais. “Segundo Noam Chomsky, linguista e professor no Massachusetts Institute of Technology (MIT), aprendemos muito sobre a vida humana e sobre personalidades a partir dos romances. Ler traz autoconhecimento”, complementa.
Como criar o hábito da leitura
O professor de Inglês do Seriös indica que, para a leitura se tornar um hábito, é importante criar uma rotina com os livros. “Separe um tempo do seu dia e se dedique a ler. É importante deixar qualquer distração de lado, como o celular, para que você dê atenção ao livro. Com o passar do tempo, você ficará mais focado”, pontua.
Além disso, Saulo indica que a leitura deve se tornar uma atividade interessante. Para isso, é aconselhado a busca de gêneros e obras que possam agradar o leitor.
“Ler estimula a memória, a criatividade e a imaginação. A leitura faz com que o seu vocabulário se desenvolva e a sua escrita melhore. Se estimularmos nossas crianças e adolescentes a serem leitores ávidos, formaremos cidadãos mais críticos e autônomos em sua interpretação dos fatos”, destaca.
SERVIÇO:
Colégio Seriös
SGAS 902 BL. C Lt. 75 Brasília-DF
Telefone: (61) 3049-8800
Sobre o Colégio Seriös – Há nove anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.