Programação cultural realizada durante a Expedição Alter do Chão, em Santarém- Pará, se consolida como uma das mais fortes expressões culturais da Região Norte do Brasil.
Entre 10 a 14 de setembro de 2025, em Alter do Chão-PA, Santarém-PA, realizou-se a 3ª edição da Expedição Alter do Chão – uma grande expedição de Jet Ski, realizada pela EXPLORER NÁUTICA, que acontece anualmente, no coração da Amazônia. Esse destino encantador, conhecido como o Caribe Amazônico, oferece uma experiência única que combina aventuras náuticas, natureza exuberante, riqueza cultural, folclórica e gastronômica. A deslumbrante paisagem natural de Alter do Chão se combina às mais belas praias de água doce do Brasil, à fascinante biodiversidade e à fauna do lugar, transformando a Expedição Alter do Chão em uma das experiências náuticas mais extraordinárias do país.

Dentro dessa programação, acontece o Luau Amazônico (Piracaia), festa folclórica realizada em uma praia no mesmo local. No primeiro dia da expedição, os “Jeteiros” vivenciam uma noite de imersão na Amazônia, através dos sentidos, do coração e das histórias do lugar. Com muito carimbó, danças, bebidas típicas e a gastronomia local, o Luau Amazônico proporciona uma experiência cultural e folclórica única. A fogueira e o calor humano se misturam com a brisa amazônica, enquanto o som dos tambores ressoam como o próprio batimento do coração da floresta e a alegria e emoção, transcendem o tempo. Participar do Luau Amazônico é um privilégio, experiência cultural ímpar.
O aroma e sabor da comida divina, típica da região, encantam até os paladares mais exigentes. Durante a festa, foram saboreadas diversas iguarias locais, incluindo o magnífico peixe assado na folha de bananeira. Esse prato é preparado de maneira especial: um buraco é cavado na areia, e o peixe é assado na folha da bananeira sobre carvão de lenha, que ilumina a noite e traz uma rica experiência cultural aos participantes.
Viver uma noite no Luau Amazônico, é mergulhar nos encantos da amazônia. Sob o céu estrelado, o murmúrio do rio se torna uma canção ancestral, e o calor da fogueira aquece corações e almas. Os risos ecoam, as expressões de felicidade nos rostos dos participantes e espectadores, revelando a importância e o significado desta festa cultural.


