Em um recente discurso, ocorrido no dia na terça-feira (2/4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fez uma avaliação crítica da gestão anterior. Entre os destaques citados foi “a falta de vergonha e a irresponsabilidade” que, segundo ele, prevaleceram no país durante o mandado do governo Bolsonaro.
O presidente aproveitou a oportunidade para falar sobre o início das obras de dragagem do Porto de Niterói, no Rio de Janeiro, o projeto promete trazer benefícios significativos para a economia local e nacional. Na ocasião Lula comparou os programas de seu governo e com os da gestão de Bolsonaro, referindo-se a eles como “tudo verde e amarelo”.
Apesar de estar no poder há pouco tempo, Lula reconheceu que ainda não cumpriu todos os compromissos assumidos durante a campanha. No entanto, ele reafirmou seu compromisso com cada promessa feita, sinalizando sua intenção de cumprir todas elas antes do final de seu mandato.
Um dos seus desenhos e terminar o seu mandato em 2026 com a mesma dignidade que terminou suas gestões anteriores. Ele enfatizou a importância de garantir que o povo brasileiro esteja trabalhando e vivendo com decência, refletindo sua visão de um Brasil mais justo e equitativo.
Comparativos
Um dos destaques do governo Lula, fica por conto do levantamento do PIB, em 2023, o primeiro ano de seu governo, a economia do país registrou um crescimento de 2,9% segundo dados divulgados pelo IBGE. Este desempenho, superior ao do primeiro ano do governo Bolsonaro em 2019.
Comparativamente, o crescimento de 2023 só foi superado pelo primeiro ano dos governos Dilma 1, Lula 1 e FHC, ressaltando a robustez da recuperação econômica atual. Setores-chave como o agronegócio, impulsionado pela melhor safra de grãos da história, e o setor de serviços, contribuíram de maneira significativa para esse progresso.
Não menos importante, o consumo das famílias também teve um papel fundamental, crescendo 3,1% e demonstrando a confiança renovada dos brasileiros na economia. Esses indicadores promissores sinalizam um futuro próspero para o Brasil sob a liderança do presidente Lula, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento e o bem-estar da população.