20.5 C
Brasília
sábado, setembro 6, 2025

Mulheres empreendedoras devem ser valorizadas

Date:

Share post:

Mulheres empreendedoras devem ser valorizadas

Recentemente, o Projeto de Lei 1883/21 entrou em pauta para auxiliar as empreendedoras brasileiras. A proposta traz a obrigatoriedade das instituições financeiras em priorizar e conceder condições especiais de financiamento para microempresas e empresas de pequeno porte que são dirigidas por mulheres.

Na prática, a Taxa de Longo Prazo (TLP), utilizada para empréstimos que são fornecidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), destinados ao setor produtivo, deverá ser aplicada com valores reduzidos. Para contratos que foram assinados neste mês, por exemplo, a taxa se refere ao IPCA + 2,99% a.a.

Além disso, também há a solicitação que 20% dos recursos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) sejam direcionados às empreendedoras que comandam empresas. É válido destacar que ainda há o encaminhamento de 30% apenas para mulheres negras que controlam os próprios negócios.

De acordo com a Global Entrepreneurship Monitor, o Brasil possui mais de 30 milhões de empresárias, atingindo 48,7% do mercado empreendedor. Os dados, divulgados neste ano, mostram a importância do papel da mulher dentro da economia. Portanto, medidas que auxiliem a manutenção das atividades femininas devem ser aplaudidas e levadas adiante.

Ainda que a nossa sociedade tenha evoluído bastante, é inegável afirmar que ainda vivenciamos situações desagradáveis em relação à desigualdade de gênero no país. Portanto, é importante que haja o suporte do governo, com medidas como esta, para reverter esse cenário.

Para que possamos caminhar rumo ao crescimento, não podemos ignorar o fato da importância do papel feminino dentro das empresas. Grandes ícones do mercado são mulheres que inspiram e lideram equipes extensas. Precisamos pensar fora da caixinha e, acima de tudo, compreender que a expertise não se limita ao gênero.

Por :Vinícius Postai*

* CEO da MOAI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Eliene Lucindo: mulher plural, protagonista e influente na capital federal

Eliene Lucindo transita com naturalidade entre negócios, arte e lifestyle, consolidando-se como uma referência na capital federal. À...

O inescapável espelho da presença: o encontro com o Eu em todo lugar

"Aonde quer que você vá, lá está você." Essa frase curta carrega um fardo silencioso e uma verdade incômoda:...

O desvio sutil: como o conforto sabota o destino

Há uma força sutil, quase imperceptível, que opera sorrateiramente contra o nosso propósito mais alto. Ela não se...

Show da Banda Sunflower agita Happy Hour no Fogo de Chão em Brasília

Deck recém reformado com vista para o Lago Paranoá será palco de música e churrasco A noite de 10...