28.5 C
Brasília
quarta-feira, janeiro 14, 2026

Novas Tecnologias e as reflexões que trouxe a Pandemia Covid-19.

Date:

Share post:

Novas Tecnologias e as reflexões que trouxe a Pandemia Covid-19

Por: Jessica Perea Simisterra

Ninguém poderia acreditar que em tempos digitais uma pandemia poderia cobrar a importância global pelos impactos que produzem nas sociedades, economias mundiais e inclusive, como muda os cenários da política estratégica internacional.

No Brasil não estamos fora deste marco de mudanças, pelo contrário, o brasil ocupando uma posição de privilégio no intercambio de produtos na balança comercial internacional, precisa de adequar suas estratégias de mercado com proteções específicas, privilegiando a segurança de pessoas, empresas e mercadorias.

O empresariado brasileiro, preciso blindar seus negócios para garantir a inserção de produtos nos mercados internacionais, este esforço trouxe novos paradigmas nos processos de fabricação e comercialização de produtos. A solução que todos os países procuraram de forma ágil e segura- e que obviamente quem conseguisse a solução  primeiro levaria os benefícios deste grande desafio:

fazer as empresas mais seguras, mantendo o nível de produção e garantindo índices de segurança aceitáveis para que seus produtos possam ingressar no mercado internacional”.

O aporte da tecnologia neste contexto, foi de vital importância, empresas dedicadas ao controle de acesso de instalações adicionarão medidores de temperatura corporal a distância e identificação positiva de uso de máscara, outras dedicadas a produtos alimentícios, disponibilizavam para seus clientes desinfecção das mercadorias por luz ultravioleta, centros dedicados a saúde, também precisarão de adequar seus métodos de limpeza para evitar contagio pelo corona vírus e escolherão luz ultravioleta para isso. Em definitiva, o desafio não passa só pelo produto, também pelas pessoas que vão intervir na produção do produto ou no fornecimento do serviço.

Este novo desafio para o empresariado brasileiro, provocou também outras mudanças no campo da estruturação e organização de empresas, a necessidade de gerir os negócios de forma remota, colocou em evidencia que não todo processo precisa ser gerido “in-loco”, como também aqueles processos e serviços dedicados aos homens tiveram mudanças, as mulheres souberam captar vagas em aberto e assumir desafios nas empresas que tradicionalmente era reservado aos homens. Um caso recente foi a designação de Adriana Carvalho representante comercial da empresa ByKonecta, posição que desde sua abertura estava reservado aos homens não só pela natureza dos produtos que comercializa -todos vinculados a segurança- como também pela resistência que se-poderia interpretar que uma mulher não poderia assumir uma variada carteira de clientes em uma pais continental que demandaria deslocamentos e reuniões com representantes governamentais, estatais e privados.

Não temos dúvidas que a pandemia trouxe mudanças em hábitos e costumes para todas as idades, câmbios que fazem parte de uma nova cultura que já se instalou e provocou mudanças  comportamentais na forma de relacionar-nos entre iguais, talvez precisávamos de passar por esta situação assim para vernos e reconhecer-nos iguais, de uma mesma espécie e com as mesmas fraquezas e fortalezas, que uma pandemia conseguiu trazer para reluzir.

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

O peso político da mentira: quando a dívida com a verdade se transforma em capital de poder

A frase “Toda mentira contada é uma dívida com a verdade”, encapsula uma tensão fundamental da política: a...

Seja sua melhor companhia: quando você se basta, nada falta

Aprender a ser uma boa companhia para si mesmo é um ato silencioso de coragem. Em um mundo...

Festa de São Sebastião do Boi de Seu Teodoro celebra tradição e recebe o projeto “Cultura Negra em Movimento” em Sobradinho*

Evento gratuito une fé e folclore com o tradicional levantamento do mastro, ladainhas e apresentações do Tambor de...

A maldição do poder: quando os deuses riem do supremo

Diz-se que, quando os deuses querem punir alguém, primeiro o presenteiam com poder. Depois, ficam observando — divertidos...