Recente pesquisa do Datafolha, realizada nos dias 19 e 20 de março de 2024, aponta que a maioria dos brasileiros acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou se manter no poder através de um golpe de estado. O estudo foi feito com a participação de 2.002 entrevistados presenciais, apontando que 55% dos entrevistados compartilham dessa visão, enquanto 39% discordam e 7% não souberam informar.
A pesquisa também destacou como as opiniões variam significativamente entre diferentes grupos demográficos. Fatores como nível de instrução, região geográfica, afiliação religiosa e preferência política parecem influenciar as percepções sobre Bolsonaro e os eventos relacionados.
Um dos levantamentos apontados foi sobre os ataques no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no STF ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023. Segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados viram o ato como vandalismo. No entanto, 30% interpretaram os ataques como uma tentativa de golpe, enquanto 5% não souberam informar.
Pesquisa DataFolha
A pesquisa também abordou a questão da anistia aos envolvidos nos ataques. A maioria, 63%, se opõe à anistia, enquanto as opiniões sobre o trabalho do ministro do STF, Alexandre de Moraes, nas investigações são divididas.
Os entrevistados se mostraram divididos em relação ao seu desempenho nas investigações e julgamentos sobre os ataques do dia 8 de janeiro. Para 37%, o trabalho de Moraes é ótimo ou bom, para 24%, regular, e para 33%, ruim ou péssimo. Outros 6% não responderam. A aprovação a Moraes é mais alta entre os que votaram em Lula no segundo turno de 2022 (62%) e os que se identificam como petistas (59%). Já a reprovação é maior entre os que votaram em Bolsonaro (60%) e os que se consideram bolsonaristas (60%).
Pesquisa DataFolha
Por outro lado, entre os que acham que Bolsonaro não quis se manter no poder através de um golpe, as taxas são mais elevadas entre os que têm de 35 a 44 anos (46%), os que têm mais escolaridade (48%), os evangélicos (48%, contra 35% entre os católicos), os que votaram em Bolsonaro no segundo turno da eleição presidencial de 2022 (73%) e os que se declararam bolsonaristas (75%, contra 11% entre os que se declararam petistas).
Pesquisa DataFolha
Os dados, obtidos em 147 cidades com população de 16 anos ou mais de todas as partes do país. A pesquisa tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo, com um nível de confiança de 95%.
As informações da pesquisa podem ser acessadas através do link:
Apresentação do PowerPoint (uol.com.br)