“Pele de Vidro” é uma meditação cinematográfica, poética e pessoal sobre mudanças, desigualdades sociais e perdas. O filme acompanha a jornada da cineasta Denise Zmekhol ao descobrir que a obra mais famosa de seu pai Roger Zmekhol, o Edifício Wilton Paes de Almeida, está ocupada por centenas de famílias sem-teto no coração de São Paulo. A realidade, no entanto, deu ares dramáticos ao documentário. Durante a filmagem, o ícone modernista da era de ouro da arquitetura brasileira pega fogo e desaba. Entrelaçando delicadamente o pessoal e o político, “Pele de Vidro” é uma reflexão profunda e comovente do Brasil.
O documentário foi exibido em diversos países e premiado como Melhor Documentário de Longa-Metragem nos festivais internacionais de arquitetura de Barcelona e Milão; recebeu o Prêmio de Audiência no Mill Valley Film Festival, EUA; e Menção Honrosa no Ischia International Film Festival, na Itália. A estreia do “Pele de Vidro” no Brasil será no Festival do Rio 2024.
O filme é uma coprodução de Denise Zmekhol Produções, ZDFILMS e iTVS em Associação com Latino Public Broadcasting, e Independent Lens para PBS, com apoio da Corporation for Public Broadcasting (CPB).
Sinopse Curta
Uma meditação cinematográfica, poética e pessoal sobre mudanças, desigualdades sociais e perdas, “Pele de Vidro” acompanha a jornada da cineasta Denise Zmekhol ao descobrir que o edifício mais famoso do seu pai, o Edifício Wilton Paes de Almeida, um arranha-céu modernista de vidro no coração de São Paulo, está ocupado por centenas de famílias sem teto. Entrelaçando delicadamente o pessoal e o político, “Pele de Vidro” é uma reflexão profunda e comovente da evolução do Brasil durante épocas de escuridão, transformação e renascimento
Ficha Técnica
DIREÇÃO E PRODUÇÃO: Denise Zmekhol
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Anne Corcos, Jamie Wolf, Elizabeth King, Nancy Blachman, Sally Jo Fifer, Lois Vossein, Sandy Viquez Pedlow
CO-PRODUTORES: Leah Mahan, Amir Soltani, Richard O’Connell, Nathalie Seaver
ROTEIRO: Ellen Bruno, Josh Peterson, Denise Zmekhol
FOTOGRAFIA: Leonardo Maestrelli, Heloisa Passos, Otavio Pupo, Stève Siracuse, Jacob Solitrenick
MONTAGEM: Josh Peterson
TRILHA SONORA ORIGINAL: Beto Villares
PRODUTORES ASSOCIADOS: David Bergad, Sage Brucia, Stela Grisotti, Marilyn Mulford
ELENCO
Guilherme Wisnik
Guilherme Wisnik é vice-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e crítico de arte. Wisnik também desempenhou papéis de destaque em eventos internacionais, sendo o curador-geral da 10ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em 2013 e curador do Pavilhão do Brasil na Expo 2020 em Dubai. É autor de diversos livros, incluindo Lucio Costa (2001), Dentro do Nevoeiro (2018) e Lançar Mundos no Mundo (2022). Em 2019, recebeu o prêmio Destaque 2018 da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
Paulo Mendes da Rocha
Paulo Mendes da Rocha (1928-2021) foi um arquiteto brasileiro, ganhador do Prêmio Pritzker em 2006, considerado o “Nobel da Arquitetura”.
Ele também recebeu o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra na Bienal de Arquitetura de Veneza. Mendes da Rocha é conhecido por trazer uma sensibilidade modernista à arquitetura de seu país natal, e ele foi o segundo brasileiro a receber essa honra, depois de Oscar Niemeyer. Deixou um legado significativo na arquitetura brasileira e sua carreira foi marcada por projetos polêmicos, como o Museu Brasileiro da Escultura e o pórtico na Praça do Patriarca, ambos em São Paulo
Raul Juste Lores
Raul Juste Lores é um jornalista brasileiro com uma carreira rica e diversificada. Lores começou sua trajetória como editor de matérias internacionais na revista Veja, em São Paulo. Ele também atuou como correspondente em Buenos Aires, Argentina. Sua carreira internacional inclui passagens como correspondente do jornal Folha de S.Paulo em Pequim, China, e também em Nova York, EUA. Atualmente, Lores é colunista do UOL e edita o blog Cidades Globais, hospedado no site da Folha, onde explora os segredos e as belezas menos conhecidas da maior cidade do Brasil.
Marcos Acayaba
Marcos Acayaba é um renomado arquiteto brasileiro, urbanista e professor. Ele se formou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) em 1969 e concluiu seu doutorado na mesma instituição em 2005. Sua carreira é marcada por uma abordagem que combina liberdade formal com rigor técnico. Acayaba é autor de quase 150 projetos e sua obra inclui diversas residências e edifícios notáveis, entre eles as Residências Milan e Olga. Recebeu prêmios importantes, como o Nacional IAB e o Fundação Vilanova Artigas, ambos em 1991, e foi destaque na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em 1993. Seu trabalho reflete uma sensibilidade única para estruturas de concreto e madeira, combinando funcionalidade com expressividade arquitetônica.
Direção: Denise Zmekhol
Denise Zmekhol é uma premiada produtora e diretora de documentários, reconhecida pelo elegante estilo visual de seus filmes. Entre eles, destaca-se “Crianças da Amazônia”, exibido no Brasil pela TV Cultura, Canal Curta, PBS nos EUA e em televisões europeias. O filme ganhou diversos prêmios em festivais internacionais. Além disso, a cineasta coproduziu e codirigiu a série “Digital Journey” que recebeu um Emmy Award e foi exibida na televisão pública americana. Atualmente, está lançando o seu novo documentário “Pele de Vidro” (“Skin of Glass”), que conta sua jornada para enfrentar a grande desigualdade no Brasil ao descobrir que a obra-prima arquitetônica de seu pai está ocupada por centenas de pessoas sem-teto.
Produtora ZDFILMS
A ZDFILMS/Denise Zmekhol Produções, são produtoras especializadas em projetos multimídia, documentários de longa-metragem e vídeos empresariais. Atuam no segmento de mídia desde 2003, em projetos na Europa, África, Ásia e América. Possui sede em Berkeley, EUA e em São Paulo, Brasil. Seus documentários, comerciais e projetos transmídia inovadores são reconhecidos por seu estilo visual elegante e habilidade narrativa
REDES SOCIAIS