22.5 C
Brasília
domingo, novembro 30, 2025

Por que sentimos mais fome no inverno?

Date:

Share post:

Por que sentimos mais fome no inverno?

Confira dicas de alimentos para evitar calorias e manter o peso na estação mais fria do ano

Não há quem negue: o friozinho combina – e muito – com um bom chocolate quente ou outros alimentos que, em sua maioria, tendem a ser mais calóricos. É natural que, com a chegada do inverno, a vontade de consumir uma quantidade maior de alimentos aumente, assim como o desejo pelas guloseimas. Mas por que isso acontece?

Em dias frios, o corpo humano gasta mais energia para se manter aquecido. Portanto, o organismo trabalha mais. E é por este motivo que sentimos mais fome, e uma fome específica de alimentos quentes e mais calóricos. É o que explica o coordenador do curso de Nutrição do Centro Universitário IESB, Guilherme Theodoro. “No inverno, o organismo entende que o frio é uma condição delicada para o corpo e por isso entra em uma situação de proteção. Por este motivo, é esperado nesta época que as pessoas optem por alimentos mais calóricos, mesmo que involuntariamente, porque, no subconsciente, o organismo está pedindo para reter e receber mais energia”, completa o nutricionista.

E como evitar o ganho de peso? Para isso, o professor recomenda que, especialmente nessas temporadas, alimentos com ingredientes ativos termogênicos sejam consumidos com mais frequência. “São alimentos que acabam acelerando o metabolismo. Então, enquanto o organismo vai se tornando mais lento, você coloca um alimento por cima que vai tentar fazer o contraponto a este processo para evitar que você tenha tanta retenção de energia e acabe engordando”, explica Guilherme.

Mas quais são os alimentos com ativos termogênicos? O nutricionista indica, por exemplo, pimentas, gengibre, café e canela. “É um período oportuno para utilizar uma pimentinha na hora do almoço. O gengibre também é uma escolha muito interessante, e é daí que vem a ideia do quentão, porque o quentão tem muitos ingredientes que são termogênicos, como o próprio gengibre e a canela”, pontua. Guilherme.

Portanto, nesse friozinho, abuse de chás, sobretudo os que contém ingredientes termogênicos, como o chá verde, o chá mate e o de hibisco. Além disso, a cafeína não fica de fora, só não pode exagerar para não perder o sono a noite. Cravo da Índia e semente de cominho são outras opções que podem entrar no cardápio, principalmente, nesta época do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Nada é por acaso: o cálculo por trás dos acontecimentos políticos

A famosa frase atribuída a Franklin D. Roosevelt — "Em política, nada acontece por acidente. Se acontece, pode...

A arte de não sangrar no oceano dos tubarões

Em um mundo onde os fortes ditam o ritmo e os frágeis se tornam alimento, a frase “se...

Soltec Engenharia: 41 anos construindo sonhos em Brasília

Há 41 anos, a Soltec Engenharia consolida sua trajetória como referência em qualidade, solidez e sofisticação no mercado...

FKD Influencers assina estratégia de marketing de influência da campanha “O mundo é Brega e Belém é a capital”, do Ministério do Turismo*

Agência realizou uma imersão de dois meses na cultura paraense para selecionar influenciadores e garantir autenticidade à campanha...