25.5 C
Brasília
quinta-feira, janeiro 15, 2026

Problemas de pele aumentam com o uso das mascaras faciais durante a pandemia.

Date:

Share post:

Problemas de pele aumentam com o uso das mascaras faciais durante a pandemia
        Maskne, alergias e a piora de outros problemas de pele são queixas comuns
Recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério de Saúde, a máscara facial foi incorporada ao dia a dia da maioria dos brasileiros. Com o uso, também aumentaram os problemas de alergias e da maskne (acne provocada pelo uso das máscaras)
Antes de tudo, a rotina de cuidados com a pele deve continuar. O uso de sabonete para a limpeza e higienização da pele, hidratante e protetor facial é fundamental, mesmo com maior permanência em casa. Outro ponto é escolher uma máscara que ofereça menos atrito à pele, de preferência as 100% algodão de duplo revestimento. As de tecidos sintéticos, como poliéster puro, devem ser evitadas pois são muito propensas a causar alergias.
O biomédico esteta José Henrique explica, ainda, que “as máscaras devem ser trocadas a cada duas horas, é importante lavar as mãos para manuseá-las e levar, sempre, na bolsa ou mochila, máscaras limpas para a troca. Recomendo, ainda, lavar o rosto muito bem em casa, fazer compressas com algodão ou gaze, com soro fisiológico ou, ainda, água termal durante 10 ou 15 minutos, para aqueles que tenham o rosto muito sensível”, afirma.
Para quem já tem patologias crônicas de pele, como acne, rosácea, dermatite atópica, dermatite seborreica ou psoríase, o profissional alerta que é indicado procurar atendimento e, ainda, evitar o uso de ácidos e peelings para não sensibilizar mais a pele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

O peso político da mentira: quando a dívida com a verdade se transforma em capital de poder

A frase “Toda mentira contada é uma dívida com a verdade”, encapsula uma tensão fundamental da política: a...

Seja sua melhor companhia: quando você se basta, nada falta

Aprender a ser uma boa companhia para si mesmo é um ato silencioso de coragem. Em um mundo...

Festa de São Sebastião do Boi de Seu Teodoro celebra tradição e recebe o projeto “Cultura Negra em Movimento” em Sobradinho*

Evento gratuito une fé e folclore com o tradicional levantamento do mastro, ladainhas e apresentações do Tambor de...

A maldição do poder: quando os deuses riem do supremo

Diz-se que, quando os deuses querem punir alguém, primeiro o presenteiam com poder. Depois, ficam observando — divertidos...