26.5 C
Brasília
segunda-feira, janeiro 26, 2026

Aprovada redução da alíquota do ICMS para combustíveis

Date:

Share post:

Com a lei do GDF, o consumidor vai pagar 10% a menos pela gasolina e álcool e 20% a menos pelo diesel. Medida é gradativa para os próximos três anos

A proposta do Governo do Distrito Federal de redução do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) dos aprovadas pelos deputados distritais nesta quarta-feira (15). Conforme o projeto de lei, o Executivo vai abrir mão de arrecadação e reduzir três pontos porcentuais dos valores que incidem sobre gasolina, etanol e diesel, de 1º de janeiro de 2022 até 2024.

O texto aprovado determina que os valores das alíquotas caiam três pontos percentuais em 3 anos – indo dos atuais 28% para 25% no caso da gasolina e do etanol; e de 15% para 12%, no caso do óleo diesel.

Assim, é retomada da mesma tributação de 2015. Isto significa, na prática, uma redução de cerca de 10% no preço final pago pelo consumidor no caso da gasolina e do álcool; e, de 20% para o diesel.

A Secretaria de Economia estima que deixará de arrecadar cerca de R $ 345,4 milhões, o valor que deve ser revertido na arrecadação tributária com o reaquecimento econômico e um maior consumo por parte dos brasilienses.

“Essa redução da alíquota, necessária pelo governador Ibaneis Rocha, também vai impulsionar uma redução inflacionária de produtos essenciais e vai aliviar o bolso do consumidor”, avalia o secretário de Economia, André Clemente.

O texto aprovado na Câmara Legislativa segue para sanção. Como se trata de medidas com reflexos sem orçamento, será adotado a partir do próximo ano.

* Com informações da Secretaria de Economia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Entrevista com o Secretário de Estado da Juventude do Distrito Federal André Kubitschek

Fotos: Celso Junior e Rayra Paiva Gestão, juventude e o legado que volta a apontar o futuro de Brasília Brasília...

Isabella Carpaneda, a influência que atravessa gerações e transforma a educação brasileira

Reconhecida nacionalmente por sua contribuição à educação brasileira, Isabella Carpaneda se consolidou como uma das escritoras e educadoras...

O peso político da mentira: quando a dívida com a verdade se transforma em capital de poder

A frase “Toda mentira contada é uma dívida com a verdade”, encapsula uma tensão fundamental da política: a...

Seja sua melhor companhia: quando você se basta, nada falta

Aprender a ser uma boa companhia para si mesmo é um ato silencioso de coragem. Em um mundo...