25.5 C
Brasília
sábado, abril 13, 2024

Arraiá Saudável – nutricionista dá dicas para se deliciar em casa e sem culpa

Date:

Share post:

Arraiá Saudável – nutricionista dá dicas para se deliciar em casa e sem culpa 

Essa época do ano é sempre farta de guloseimas e comidas típicas dos “ arraiás”. Embora não estejam acontecendo da forma tradicional, em meio ao isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus, as comidas típicas não foram esquecidas e não ficaram de fora da casa do brasileiro. Seja por meio dos kits que estão sendo entregue por delivery ou o preparo em casa.

Este evento tradicional é delicioso em todos os sentidos e uma boa oportunidade de se divertir em família. Mas para quem quer manter a boa forma e seguir uma alimentação saudável durante a temporada de São João, o nutricionista Daniel Novais cita algumas boas escolhas para aprender a tornar as receitas mais balanceadas.

Ao preparar os quitutes utilize com moderação açúcar, gordura e sal. “Em vários pratos podemos reduzir ou trocar alguns ingredientes sem perder o tradicional paladar desta época do ano”, afirma o nutricionista.

O destaque do arraiá, quando se fala em benefício nutricional é o milho. Cozido, em forma de pipoca ou pamonha, o alimento é rico em carboidratos – nossa principal fonte de energia, minerais, vitaminas do complexo B, fibras e antioxidantes.

Ao preparar a canjica, evite utilizar leite condensado e reduza o açúcar. A canela dá mais sabor ao prato e é um termogênico natural. Para a galinhada ou arroz carreteiro dê preferência a temperos naturais.

Pé de moleque e paçoca são duas das delícias que não podem faltar no arraiá, e o amendoim é a estrela desses doces. Mas quando pensamos nele, logo vem à mente o sinal de alerta lembrando da dieta.  “O amendoim é calórico, sim, mas é também bastante nutritivo, sendo rico em vitamina C, potássio, magnésio, ferro e fibras. Consuma sem exageros,” aconselha Daniel Novais.

No bolo de milho, reduza o açúcar da receita pela metade e dê preferência aos óleos vegetais. Quem gosta de arroz doce e canjica levanta a mão!!  Assim como o milho, esse cereal oferta doses generosas de carboidrato. Tente não pesar a mão no açúcar e dispense o leite condensado dentro do possível. Outra boa dica para dar um sabor especial a esses pratos é adicionar raspas de laranja e canela.

O pinhão é uma semente extremamente rica em nutrientes como cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A e C e proteínas, aposte!

Mesmo com tantos cuidados, há sempre aquela chance de exagerar. Para Daniel Novais, o importante é não se desesperar e procurar retomar uma alimentação variada, equilibrada, com bom consumo de água, além de manter uma rotina de atividades físicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Dia D de Vacinação no DF: Mais de 90 Pontos Disponíveis neste Sábado

Neste sábado, 13 de abril, mais de 90 pontos de vacinação estarão disponíveis no Distrito Federal, marcando o...

Brasília recebe parque temático DC Superpets para animais de estimação

Quem adora pets vai se encantar com um parque temático, a novidade é o Parque DC Superpets, situado...

Senadora Mara Gabrilli expressa preocupações sobre Consulta Pública da Anvisa relativa a bulas digitais de medicamentos

Entre elas, estão o possível enfraquecimento do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos e os prejuízos à população...

Novas leis penais: Mudanças na progressão de regime e uso da tornozeleira eletrônica

Presidente Lula sanciona legislação que impacta o sistema carcerário brasileiro Na quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da...