18.5 C
Brasília
sábado, maio 11, 2024

Brasil dá passos para alcançar a igualdade de gênero no meio esportivo

Date:

Share post:

Brasil dá passos para alcançar a igualdade de gênero no meio esportivo

Por Gabriel Torres

com supervisão de Raquel Paternostro

Projeto de Lei 3637/19 é aprovado e proíbe a desigualdade na premiação entre homens e mulheres, desde que a renda seja fruto de dinheiro público ou de entidades que recebem essa verba. Relembre como e quando essa briga foi, de fato, comprada pela população brasileira

De uns tempos pra cá a igualdade entre gêneros é uma pauta que está sendo bastante falada nas rodas de conversas entre amigos até as discussões mais acaloradas nas redes sociais. Os acontecimentos em alguns eventos que o Brasil recebeu a nível mundial, principalmente a Copa do Mundo FIFA 2014 e Olimpíadas Rio 2016, abriram uma brecha para contextualizar os debates relacionados ao assunto com o esporte. Não lembra muito bem quais foram os fatos? A 61 Brasília vai refrescar a sua memória!

O estopim para o levante

Apesar de ter conquistado o último título que restava na categoria, a Seleção Masculina de Futebol teve uma sequência de más atuações na primeira fase das Olímpiadas Rio 2016, empatando por 0x0 com o Iraque e com a África do Sul nos dois primeiros jogos. Já a seleção comandada por Marta e Cristiane deram aula de futebol e aplicaram dois “chocolates”, um de 3×0 e outro de 5×1, na China e na Suécia, respectivamente. O que levou os torcedores a questionarem a qualidade dos jogadores canarinhos.

Um dos momentos de mais destaque neste ponto da competição foi quando a radialista Bruna Muraro encontrou uma criança que tinha riscado o nome de Neymar da própria camisa e escreveu o de Marta. Após tirar uma foto do garotinho de costas e publicar nas redes sociais, o post viralizou e apareceu em diversos programas esportivos do Brasil. Depois disso, a procura pela camisa da cinco vezes melhor jogadora do ano pela FIFA aumentou e foi descoberto que a Nike, fornecedora de material esportivo, não tinha a camisa para vender. O que causou revolta nos internautas que subiram hashtag: #saineymarENTRAMARTA.

A partir daí surgiu uma onda de questionamentos e comparações sobre a inferioridade dos valores pagos às categorias femininas, tanto em salário como patrocínios. No mesmo evento, o ticket para final feminina de vôlei custava 33% a menos em relação ao masculino, segundo levantamento da Agência Lupa na época. Para dar o exemplo de outra competição, a Seleção Feminina de Vôlei do Brasil venceu o Gran Prix e recebeu um prêmio de apenas US$ 200 mil, 60% a menos do que os homens. O vencedor da Liga Mundial, torneio equivalente na categoria oposta, ganhou US$ 1 milhão, ou seja, 5 vezes mais.

Assim caminha a igualdade

Segundo o estudo do Fórum Econômico Mundial, a igualdade de gêneros só será possível em 2095 – quem viver verá. Contudo, o Brasil já está dando alguns passos para que isso aconteça. O Projeto de Lei 3637/19, foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. O PL proíbe a desigualdade de valores dos prêmios pagos a atletas de ambos os gêneros quando efetuados com dinheiro público ou se for pago por entidades beneficiadas por esses recursos.

Com isso, a proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões do Esporte; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Caso seja aprovada, a Lei Pelé, cujo texto já foi passado no Senado, será alterada. O relator, deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT), foi conivente com a aceitação do projeto, que tem autoria da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES). Ele afirma que a medida pode ajudar corrigir uma injustiça em relação à atuação das atletas mulheres nas competições esportivas do País.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Chef do Royal Tulip Brasília Alvorada brilha em encontro na China

Elizio Correa foi um dos destaques do Louvre Hotels Group Chefs' Club_ A gastronomia da capital brilhou em Xangai....

MAPA DESIGN BRASÍLIA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ O DIA 20 DE JUNHO

O projeto apresenta trabalhos de designers brasilienses em uma amostragem diversa sobre os profissionais do setor no Distrito...

Mulheres na Saúde – Histórias Inspiradoras – Edição Poder de Uma História”, livro do Selo Editorial Série Mulheres, da Editora Leader, será lançado no...

A compilação traz histórias inspiradoras que destacam as conquistas notáveis de médicas, enfermeiras e outras profissionais da Saúde...

Ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul; saiba como contribuir

O estado do Rio Grande do Sul sofre com fortes chuvas que iniciaram no dia 27 de abril,...