E trará, em agosto, tendências e expressões da capital federal, além de referências do modernismo e da economia criativa
Ícone da arquitetura e do design, Brasília continua sendo tendência mundial. E é nesse ambiente fértil e criativo que nasce a BXB Brasília Design Week, festival que chega na capital do modernismo com tendências, exposição e produtos. Com o tema “Design Transforma”, a programação ocupará dois espaços da cidade – o Museu de Arte de Brasília (MAB) e a sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF) – de 9 a 12 de agosto.
A ideia do evento é colocar Brasília no calendário internacional do segmento e movimentar os setores criativo, cultural, artístico e turístico do DF.
Com a realização do festival na capital, Brasília passa a ter uma das 13 designs weeks das Américas. Além do nosso continente, são 13 eventos do segmento na Europa, 10 na Ásia e dois na África.
“Serão apresentados expoentes e tendências do design brasiliense durante desfile de moda autoral e exposição de produtos, de interiores e de design gráfico, além de comercialização de itens, palestras, painéis e oficinas formativas. Pretendemos destacar a Brasília contemporânea, criativa, sofisticada, urbana, ímpar e plural, a Cidade Criativa do Design”, afirma uma das idealizadoras da BXB Brasília Design Week, Caetana Franarin.
Entre os nomes que participarão do evento estão a diretora técnica do Centro Brasil Design, Ana Brum, e a designer Vanessa Queiroz, força empreendedora feminina da Associação dos Designers Gráficos do Brasil.
“Também estará presente a designer gráfica e artista Célia Matsunaga, uma potência criativa com foco em negócios transformadores aqui no Distrito Federal”, completa o curador de design gráfico do evento, Wagner Coutinho. Outros nomes confirmados são Rafael Dietzsch, Flávio Aolé, Felipe Cavalcante, Luiza Bomeny e Ethel Leon.
Acessibilidade
Um dos pontos fortes do evento será a acessibilidade. “A BXB Brasília Design Week contará com recurso de audiodescrição na exposição, adaptações para pessoas com deficiência, apoio, orientação e supervisão de especialistas, além de intérprete de Libras na abertura. Haverá ainda reserva de vagas nas oficinas para pessoas com deficiência”, ressalta a também idealizadora da BXB Brasília Design Week, Priscilla Monteiro.
Segundo o curador de design de produtos Danilo Vale, outro destaque no evento serão as tendências do “novo normal” geradas pela pandemia, como os diferentes espaços de trabalho e mobiliários. “Quase a totalidade da produção que será apresentada na exposição foi criada durante o isolamento. Existe agora uma valorização do lar. Então, veremos produtos desses reflexos da pandemia na mudança de hábitos da sociedade”, destaca.
BXB Sounds
A BXB Brasília Design Week lançará no dia 28 de julho a BXB Sounds, uma coletânea de músicas autorais feitas por artistas de Brasília. Com cantores de várias cidades, a curadoria e produção é de Alexandre Carlo, da banda Natiruts.
Entre os artistas que produziram músicas inéditas e autorais especialmente para o projeto estão Murica, PRS O Peres, Realleza e Bell Lins, em estilos que passam pela bossa nova, rap, samba, blues e soul. As músicas ficarão disponíveis no Spotify, Apple Music, YouTube Musica e Deezer.
Fórum
Parceiro da BXB Brasília Design Week, o Brasília Design Fórum, que ocorrerá de 9 a 12 de agosto na sede do Crea-DF, na quadra 901 da Asa Sul, consistirá em um ambiente de conhecimento, em que os profissionais criativos apresentarão novos produtos, protótipos, conceitos e ideias. Entre as áreas de design contemporâneo tratadas, estarão mobiliário, moda, gráfico, tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade, com vista à impulsionar novas tendências.
Não apenas profissionais da área, mas todos os interessados poderão participar de talks com designers nacionais e estrangeiros, além de palestras seguidas de debates com artistas de Brasília, mesas redondas e workshops. Para Raquel Chaves, coordenadora e curadora do Fórum, “a realização desse evento multidisciplinar de design traça perspectivas singulares para o mercado local e aprofunda as relações do DF com experiências nacionais e internacionais”.
“Ações que vão fortalecer e valorizar o design brasiliense, conectar espaços e pessoas e colocar nossa capital no estaque que ela merece no mundo do design.”
Priscilla Monteiro, uma das idealizadoras da BXB Brasília Design Week
Todo o evento conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. “Fundamental para que a BXB saísse do papel, dando início ao movimento que irá transformar a cena de design da Capital do Modernismo”, completa Priscilla.
Hub de conexões
Para quem desejar apoiar o BXB Brasília Design Week, existem formatos de investimentos que vão de R$ 6 mil a R$ 100 mil, com direito à divulgação da marca, convites, entre outros benefícios. “Pretendemos ser a maior plataforma de conexões de design da cidade. Então, a marca que estiver na BXB será inovadora ao dar start a um movimento único e transformador, que promoverá Brasília ao hall de cidades criativas que possuem Design Weeks”, aponta Caetana.
Quem tiver interesse, pode entrar em contato pelo e-mail bxbdesignweek@gmail.com.
BXB Brasília Design Week
Museu de Arte de Brasília (MAB)
BXB Expo: de 10/8 a 11/9
Brasília Design Fórum: de 9 a 12/8