18.5 C
Brasília
quarta-feira, janeiro 21, 2026

Câmara dos Deputados abriu a exposição “Andando em círculos”

Date:

Share post:

Obras de Gustavo Silvamaral ficam em cartaz na Galeria Décimo, do Anexo IV da Câmara, até o dia 8 de junho
A Câmara dos Deputados recebe, de 8 de maio a 8 de junho, na Galeria Décimo do Anexo IV, a exposição “Andando em círculos”, do artista plástico Gustavo Silvamaral. Os 21 trabalhos expostos pelo artista incorporam elementos de pintura, escultura e instalação, em investigações da relação entre linguagem, abstração, espaço e cor. 

A exposição, realizada pelo Centro Cultural da Câmara, trabalha com o monocromático, explorando a cor amarela para promover uma interiorização do espaço arquitetônico, por meio de um jogo de espelhamento. Silvamaral explica que a mostra foi idealizada especialmente para a Galeria Décimo da Câmara dos Deputados — espaço revestido de carpete amarelado, com janelas circulares que servem de mirante e moldura para a paisagem de Brasília, e que fica em um prédio de fachada amarela. 

Algumas das obras apresentadas foram desenvolvidas a partir de 2020, durante o isolamento social decorrente da pandemia de coronavírus, e nasceram a partir da observação dos feixes de luz que entravam pela janela do apartamento do artista. Os trabalhos constituem pequenas narrativas que, num primeiro olhar, aproximam-se da abstração, mas se baseiam no imaginário coletivo de elementos presentes no cotidiano, como paisagens, natureza e corpos celestes.

O artista

Gustavo Silvamaral nasceu em 1995 e é bacharel em Artes Visuais pela UnB. Foi indicado ao Prêmio Pipa 2021 e participou de exposições individuais e coletivas em cidades como Brasília, São Paulo, Londres, Porto, Montevidéu e Buenos Aires.

Serviço 
Exposição “Andando em círculos”, de Gustavo Silvamaral
Visitação: de 8 de maio a 8 de junho de 2023, de segunda a sexta-feira
Horário: das 9h às 17h
Local: Galeria Décimo do Anexo IV da Câmara dos Deputados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

O peso político da mentira: quando a dívida com a verdade se transforma em capital de poder

A frase “Toda mentira contada é uma dívida com a verdade”, encapsula uma tensão fundamental da política: a...

Seja sua melhor companhia: quando você se basta, nada falta

Aprender a ser uma boa companhia para si mesmo é um ato silencioso de coragem. Em um mundo...

Festa de São Sebastião do Boi de Seu Teodoro celebra tradição e recebe o projeto “Cultura Negra em Movimento” em Sobradinho*

Evento gratuito une fé e folclore com o tradicional levantamento do mastro, ladainhas e apresentações do Tambor de...

A maldição do poder: quando os deuses riem do supremo

Diz-se que, quando os deuses querem punir alguém, primeiro o presenteiam com poder. Depois, ficam observando — divertidos...