28.5 C
Brasília
sábado, setembro 7, 2024

Chico Simões realiza circulação de mamulengo nas regiões Sul e Sudeste

Date:

Share post:

Do Nordeste para Taguatinga, de Taguatinga para o Brasil. Através de aula-espetáculo, o projeto Mamulengo Circuladô vai difundir a tradição do Teatro Popular de Bonecos em cinco estados

Na década de 80, em Taguatinga (DF), o mestre bonequeiro Chico Simões criou o grupo Mamulengo Presepada. São mais de 40 anos de uma trajetória dedicada ao Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, tradição que é patrimônio cultural brasileiro. Com sua consagrada trajetória artística, Chico Simões estará em circulação nacional durante o mês de agosto através do Mamulengo Circuladô. Entre os dias 02 e 25, a iniciativa realizará aulas-espetáculo gratuitas em diferentes cidades de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), o projeto iniciou sua circulação no dia 05 de julho, com passagem pela Universidade Federal de Goiás – UFG, em Goiânia. As apresentações de ‘O Romance do Vaqueiro Benedito’, no formato aula-espetáculo, permitem ao público apreciar a irreverente arte do mamulengo ao mesmo tempo em que são compartilhados conteúdos sobre educação patrimonial. Nas prosas, são abordados temas como a importância das tradições populares na formação da identidade cultural brasileira e o que é e pode vir a ser registrado um patrimônio cultural.

Cada cidade visitada sediará duas aulas-espetáculo da montagem ‘O Romance do Vaqueiro Benedito’. Além de Chico Simões botando bonecos e trazendo as peculiaridades da tradição, as apresentações são acompanhadas de trilha sonora ao vivo executada pelo rabequeiro e músico brincante Daniel Carvalho. Para reforçar as ações em educação patrimonial para diferentes públicos, serão distribuídas cartilhas educativas no formato impresso em tinta e também em Braille. Algumas sessões contarão com acessibilidade em Libras e Audiodescrição.

Mamulengo: brincadeira, cultura e tradição viva

O Mamulengo foi registrado como patrimônio cultural imaterial em 2015, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), recebendo o nome de Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Enquanto tradição viva, sua originalidade criativa revela processos históricos da formação do povo brasileiro e suas re-existências.

Geralmente brincado por um bonequeiro e um terno de músicos que interagem sempre com o público, o Mamulengo é a forma popular e tradicional do teatro popular de bonecos no Brasil. Um ofício repassado pela tradição oral, de mestre para aprendiz. Nasceu nos interiores da região Nordeste e se espalhou junto com processos migratórios, recebendo diferentes nomes: Mamulengo (PE, SP e DF), Babau (PB), João Redondo ou Calunga (RN) e Cassimiro Coco (CE, PI e MA). No Distrito Federal está presente desde a época da construção de Brasília, trazida por trabalhadores migrantes.

“O teatro de bonecos popular já foi comum em todo o Brasil. Além das várias formas de brincar no Nordeste, temos histórias do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, onde era chamado de João Minhoca, no Centro Sul e interior de São Paulo se chamava Briguela, que é o nome que tem na Itália. E em Santa Catarina a gente tem notícia do Caspar, que é uma brincadeira que tem na Alemanha”, complementa Chico Simões.

Botando boneco pelo mundo

Chico Simões é brincante, mestre bonequeiro e fundador do grupo Mamulengo Presepada. Se encantou pelos bonecos populares entre 1980 e 1985, quando viajou pelo Nordeste convivendo com mamulengueiros, como Carlos Babau, do Carroça de Mamulengos (CE); Chico de Daniel (RN); Joaquim do Babau (PB); Mestre Solón; Mestre Zé Lopes; e Mestre Zé de Vina (PE). Com a arte mamulengueira, anda pelo Brasil e mundo. Deu curso na Escola de Guaratteli, em Nápoli (Itália), e estudou na Escola Internacional de Teatro Antropológico – ISTA (Dinamarca) e no Centro Dramático de Évora (Portugal).

Chico foi estudante convidado da Universidade de Berkeley, da Universidade de UFFON e da Universidade de Connecticut (EUA). É também fundador do Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF), e da Vila Mamulengo, em Olhos D’água (GO). Segue brincando onde o povo está e escrevendo artigos sobre o teatro de bonecos tradicional.

AGENDA SUL E SUDESTE
03/08: Guaranésia (MG)
04/08: Guaranésia (MG)
05/08: Guaxupé (MG)

09/08: São Paulo (SP) – Escola Municipal Dona Olympia Leite Ribeiro
10/08: São Paulo (SP) – Espaço Sobrevento
12/08: Canoas (RS) – Teatro do SESC Canoas

16/08: Morro Reuter (RS) – Escola Estadual de Ensino Médio João Wagner

18/08: Gramado (RS) – Centro Municipal de Cultura (Antigo Atelier)

19/08: Gramado (RS) – Escola Municipal de Ensino Fundamental Mosés Bezzi
23/08: Florianópolis (SC) – UDESC
24/08: Rio do Sul (SC) – Teatro Domingos Venturini

25/08: Rio do Sul (SC) – Teatro Domingos Venturini

 

SERVIÇO

Mamulengo Circuladô – Circulação Sul e Sudeste

Quando: de 02 a 25 de agosto
Onde: Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Redes sociais: @mamulengo.presepada

Informações: camaleaocultural@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Janete Vaz, cofundadora do Grupo Sabin, celebra 70 anos em Brasília

Cofundadora do Grupo Sabin, a empresária Janete Vaz completou 70 anos no último dia 27 (terça-feira) e celebrou...

Projeto Preservar resgata conhecimentos populares sobre ervas medicinais em sua 21ª edição

Ação promovida pela Farmacotécnica leva conhecimento e preservação do cultivo de ervas medicinais A Farmacotécnica lançou a 21ª edição do...

Circuito Arte e Cidade apresenta: Cidade Espetáculo – Aventura nos Três Poderes

Visitas teatralizadas pelo Panteão da Pátria e da Liberdade, Espaço Lúcio Costa e o Museu Histórico da Cidade,...

Herói ou vilão? A complexidade humana que a gente ignora

Definir alguém como herói ou vilão é uma tentativa de simplificar algo extremamente complexo: o comportamento humano. Na...