Para se construir um cenário ideal de uma instituição escolar é necessário muito trabalho. Garantir um espaço limpo, ordenado, com todos os equipamentos em bom funcionamento, uma boa relação entre funcionários, uma comunidade atuante e a promoção da aprendizagem dos alunos são grandes desafios enfrentados diariamente pelo diretor escolar.
No dia 12 de novembro, comemora-se o dia desse profissional tão importante para as escolas. Além de cuidar dos processos normativos da instituição, ele precisa estar atento aos desafios da educação para oferecer uma boa qualidade de ensino, oportunizar momentos de capacitação pedagógica da equipe e também alinhar todo o trabalho pedagógico às expectativas da comunidade escolar.
Para assumir todas essas responsabilidades, o diretor escolar precisa atuar como gestor e líder. A gestão escolar está voltada ao conhecimento de processos e a liderança, relacionada à sensibilidade para lidar com todos os desafios. Um bom gestor é aquele que inspira pelo exemplo, que motiva sua equipe e se preocupa com o desenvolvimento pessoal de todos que estão envolvidos, otimizando processos a fim de atingir bons resultados.
No entanto, ao apresentar essas características, descrevemos um diretor escolar da atualidade, que se preocupa com o protagonismo do aluno, acredita na importância da participação da família para um ambiente escolar harmonioso e na experiência e conhecimento dos colaboradores para atuarem ativamente nas tomadas de decisão com o intuito de promover a aprendizagem e formação dos alunos, a conhecida gestão democrática.
No Colégio Seriös, essa função é desempenhada pela diretora Vanessa Araújo. Com amplo conhecimento sobre os fundamentos, princípios e diretrizes educacionais e sensível às necessidades da comunidade escolar – alunos, funcionários e responsáveis, a diretora preocupa-se em promover na comunidade escolar o entendimento do papel de todos em relação à educação e à função social da escola, de modo que haja uma unidade e efetividade no trabalho de todos.
O projeto Escola de Pais foi uma das formas encontradas pelo Colégio Seriös para estreitar a relação das famílias com a escola, com o objetivo de potencializar os processos de aprendizagem e desenvolvimento de sua comunidade escolar. Por meio de videoconferências, o diálogo entre profissionais de diferentes áreas, alunos, pais e profissionais de educação, são discutidos temas atuais e de extrema importância com a preocupação de orientar, colaborar e aprender juntos formas de lidar com a formação de crianças e adolescentes.
Com a pandemia, novos desafios surgiram e o diretor escolar precisou lidar com novas responsabilidades como a transposição das aulas presenciais para aulas remotas, preparação e capacitação da equipe docente, aquisição de novas ferramentas e equipamentos tecnológicos, comunicação adequada com alunos e colaboradores e familiares, inadimplência e evasão escolar.
Para esse momento, projetos e ações pedagógicas importantes devem ser colocadas em prática, alinhadas com os setores administrativos e financeiros. Ou seja, promover ensino de qualidade, aproximar as famílias da escola, buscar novas tecnologias e ainda sim, manter a escola rentável. Projetos como a Escola de Pais, que proporcionam a escuta ativa das famílias são essenciais para atender essas novas demandas. Além disso, formação continuada da equipe docente, utilização de metodologias ativas que proporcionem o protagonismo dos alunos, o trabalho com habilidades socioemocionais e acompanhamento individualizado de questões socioeconômicas das famílias são direcionamentos importantes a serem adotados pela direção escolar para o novo momento da educação que estamos vivendo.
Sobre o Colégio Seriös – Há nove anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.
Por: Camilla Sampaio Lima Supervisora Pedagógica da Educação Infantil, especialista em Gestão Educacional e Inovação Escolar do Colégio Seriös.



