14.5 C
Brasília
sábado, maio 11, 2024

Empreender é transformar sonhos em realidade

Date:

Share post:

Empreender é transformar sonhos em realidade

 

Empreender é colocar em execução. Precisamos valorizar a disposição dos brasileiros e brasileiras para o trabalho e a inovação, apoiando empreendedores.  Neste momento eleitoral, temos que colocar na pauta de nossos candidatos que a valorização do empreendedorismo é uma das alternativas para equilibrar a economia do país e que uma das estratégias é proporcionar qualificação profissional e políticas para o fomento das cadeiras produtivas com linhas de financiamentos adequadas.

No Brasil, há 49,3 milhões de empreendedores. Destes, 20,7% são mulheres, 59,4% iniciaram seu negócio há menos de um ano e 55,8% atuam em serviços. Estes trabalhadores e trabalhadores, estão presentes no campo e na cidade, em todos os ramos de atividade e nas várias cadeiras produtivas, muitas vezes, contribuindo para a valorização da cultura e da história da região, como acontece com o artesanato e com o turismo.

Fomentar o incentivo ao empreendedorismo criativo, solidário e sustentável é o caminho. Pois, o crescimento sustentável articula entre desenvolvimento social, ambiental, econômico, cultural e ético, preservando vida e recursos. O avanço econômico e a inclusão não devem acarretar desequilíbrio: a sustentabilidade é a melhor estratégia para garantir cidadania e superar a pobreza, a violência e as desigualdades.

A economia solidária nasceu da luta do proletariado por mais direitos. E com o cooperativismo surge a alternativa ao capitalismo, com uma proposta de economia criativa como arte e ciência trabalhando juntas, solidárias e não competitivas. Traz mais oportunidade para todos.

No Brasil, nossa economia criativa possui 240 mil empresas, que empregam 810 mil pessoas e faturam 110 bilhões de reais ao ano, o que equivale a 2,7 % do PIB. Nos países chamados desenvolvidos, este percentual é muito maior, o que demonstra que temos o que crescer e precisamos de mais investimentos, pois por muitos anos este segmento foi invisível para os economistas.

Artesanato, audiovisual, artes e espetáculos, moda, design, fazem parte da economia criativa. Muitos negócios são informais e mal estruturados, porque – entre outros fatores – não existe regulamentação de algumas destas profissões.

A proposta de Política Nacional de Incentivo à economia criativa tem como princípio a diversidade cultural, a sustentabilidade, a inovação e a inclusão, prevendo produção de informação e conhecimento, formação de mão-de-obra e estímulo a empreendedores. Entre os instrumentos, estão o crédito para produção, comercialização, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Os grandes desafios apresentados para os empreendedores é fazer o levantamento de informações, a articulação com os parceiros e os clientes, o fomento à produção, a oferta da educação para competências criativas e infraestrutura para que os serviços cheguem aos públicos, além dos marcos legais. Para tanto, precisam de políticas públicas e de pessoas que assumam representa-los.

Empreender é crer sempre, mesmo em tempos de crise! O empreendedor acredita em sonhos e concretiza suas metas, ainda que enfrente dificuldades.

Cristina Roberto é cozinheira, empreendedora, ativista cultural e defensora de alimentação segura e saudável e candidata a deputada federal, pelo distrito federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Chef do Royal Tulip Brasília Alvorada brilha em encontro na China

Elizio Correa foi um dos destaques do Louvre Hotels Group Chefs' Club_ A gastronomia da capital brilhou em Xangai....

MAPA DESIGN BRASÍLIA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ O DIA 20 DE JUNHO

O projeto apresenta trabalhos de designers brasilienses em uma amostragem diversa sobre os profissionais do setor no Distrito...

Mulheres na Saúde – Histórias Inspiradoras – Edição Poder de Uma História”, livro do Selo Editorial Série Mulheres, da Editora Leader, será lançado no...

A compilação traz histórias inspiradoras que destacam as conquistas notáveis de médicas, enfermeiras e outras profissionais da Saúde...

Ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul; saiba como contribuir

O estado do Rio Grande do Sul sofre com fortes chuvas que iniciaram no dia 27 de abril,...