19.5 C
Brasília
segunda-feira, maio 6, 2024

Escola de Matuba já tem 73% do custo da obra garantido

Date:

Share post:

Casal trocou festa de casamento por construção de escola em aldeia moçambicana

 O jovem casal Taina Pessoa e Renato Marques – que em 2020 lançou a campanha em prol da construção de um centro educacional na aldeia moçambicana de Matuba (África), com recursos que seriam gastos na própria festa de casamento e da colaboração em dinheiro da lista de presentes – anuncia a boa nova: 73% da meta já foram atingidos, o que significa que o dinheiro arrecadado já garante a cobertura de quatro salas de aula e do amplo refeitório. Mas a jornada continua. O ideal é entregar a obra completinha para 300 crianças do Projeto Acolher Moçambique da organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF).

O início da construção foi em junho de 2021, mas a decisão pela obra já tem dois anos quando Taina, natural do Ceará, e Renato, do Rio de Janeiro, com casamento marcado para 2020, participaram, alguns meses antes, de uma missão humanitária da FSF, em Moçambique, e se depararam com a realidade da única escola da aldeia de Matuba.

Impulsionados pela realidade, os jovens, filhos de educadores, decidiram investir em uma obra que fincaria raízes naquele pedaço de chão e deixaria como legado, “o principal instrumento de desenvolvimento: o conhecimento”, apontam. “Ao invés de gastarmos com uma festa de casamento e recebermos presentes de uma lista tradicional, optamos por investir os recursos em algo que pudesse contribuir para um mundo melhor”, diz Taina, com serena determinação.

O custo total para a construção é de R$ 220 mil. Do montante já foram arrecadados 73% do valor, o que tem garantido o avanço da edificação, traçada em parceria entre o casal e a equipe voluntária de arquitetos da FSF.

Em fotos e vídeos, Taina e Renato, agora casados e radicados em Brasília, acompanham o passo a passo da obra, e festejam os detalhes, como a chegada dos materiais, a cobertura das primeiras salas de aula e agora, a conclusão do refeitório.

Campanha

Para atingir os 27% restantes para a meta, a campanha lançada por Taina e Renato continua aberta a quem se interessar no site https://campanhadobem.com.br/campanhas/taina-e-renato. Neste endereço, todos têm acesso ao andamento da obra e a aplicação dos valores.

Sobre o término do centro educacional, Taina ainda não tem uma resposta, mas certeira, recorre ao grande educador Paulo Freire (1921-1997): “me movo como educador porque, primeiro, me movo como gente”.

Para relembrar sobre a história do casal e o início da campanha, acesse: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/casamento_escolaafrica/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul; saiba como contribuir

O estado do Rio Grande do Sul sofre com fortes chuvas que iniciaram no dia 27 de abril,...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Total de mortes no estado sobe para 78 Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas...

Data comemorativa alerta para os riscos da automedicação

Em 5 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, para alertar a população sobre...

Mirage Circus apresenta tour 2024 em Goiânia

O ator Marcos Frota, anfitrião do Mirage Circus, apresenta o Gigante Brasileiro, na Arena Flamboyant, em junho. Com...