25.5 C
Brasília
quinta-feira, maio 9, 2024

Especialista lista mitos e verdades do pós-operatório da rinoplastia

Date:

Share post:

Com o objetivo de melhorar a aparência e/ou a função respiratória do nariz, a rinoplastia é uma cirurgia relativamente comum no Brasil. O pós-operatório do procedimento é tranquilo, mas é importante estar ciente dos mitos e verdades sobre essa cirurgia para possibilitar uma recuperação saudável. O otorrinolaringologista e médico especialista em rinoplastia há 15 anos, Dr. Jamisson Melo, elenca as principais dúvidas.

 

 

 

Confira os mitos:

O pós-operatório é muito doloroso

Na verdade, o paciente não apresenta dor no pós-operatório da rinoplastia. Deixo, de rotina, um analgésico prescrito, mas os pacientes, rotineiramente, não precisam fazer uso.

O resultado definitivo da cirurgia é imediato

Já observamos o resultado imediatamente após o término da cirurgia, porém, o resultado definitivo da rinoplastia é 12 meses. Durante esse período, o nariz apresenta uma diminuição gradual do edema (inchaço) e pode ainda ocorrer pequenas mudanças entre 02 e 12 meses após
a cirurgia .

A rinoplastia pode causar problemas respiratórios.

Pelo contrário, a rinoplastia pode melhorar a função respiratória, principalmente nos pacientes que apresentam insuficiência de válvula nasal. Além disso, a cirurgia de rinoplastia (plástica de nariz) pode ser associada a septoplastia (cirurgia para correção do desvio de septo) o que leva a uma grande melhora da função respiratória do paciente.

É possível fazer rinoplastia sem internação

Mito. Por ser uma cirurgia, a mesma deve ser realizada em ambiente hospitalar, o que leva a internação. Como é uma cirurgia tranquila e bastante segura, com boa recuperação, a alta hospitalar é dada precocemente, já no dia seguinte ao procedimento.

Confira as verdades:

O nariz ficará inchado e roxo no pós-operatório

O inchaço é uma reação natural do corpo ao trauma cirúrgico. Ele é mais intenso nos pprimeiros 05 dias e vai diminuindo gradualmente. Com 02 meses o nariz já estará bem próximo do resultado final. A coloração arroxeada, pode ocorrer em segundo casos, e tende a desaparecer por volta de 10 dias.

O paciente deve evitar atividades físicas e exposição ao sol no pós-operatório

As atividades físicas devem ser evitadas nos 15 primeiros dias após a cirurgia. Após esse período, já podem ser iniciadas gradualmente. A exposição ao sol somente estará liberada após 2 meses, pois pode causar manchas na pele.

O paciente deve seguir as orientações do cirurgião no pós-operatório

É importante tomar os medicamentos prescritos pelo cirurgião, como antibiótico, corticóide e algumas pomadas. A lavagem nasal e um curativo com micropore por 02 meses faz muita diferença no resultado e é aconselhável. Em alguns casos, prescreve também isotretinoina para afinar a pele e possibilitar um resultado mais delicado e natural.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Chef do Royal Tulip Brasília Alvorada brilha em encontro na China

Elizio Correa foi um dos destaques do Louvre Hotels Group Chefs' Club_ A gastronomia da capital brilhou em Xangai....

MAPA DESIGN BRASÍLIA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ O DIA 20 DE JUNHO

O projeto apresenta trabalhos de designers brasilienses em uma amostragem diversa sobre os profissionais do setor no Distrito...

Mulheres na Saúde – Histórias Inspiradoras – Edição Poder de Uma História”, livro do Selo Editorial Série Mulheres, da Editora Leader, será lançado no...

A compilação traz histórias inspiradoras que destacam as conquistas notáveis de médicas, enfermeiras e outras profissionais da Saúde...

Ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul; saiba como contribuir

O estado do Rio Grande do Sul sofre com fortes chuvas que iniciaram no dia 27 de abril,...