20.5 C
Brasília
quarta-feira, dezembro 4, 2024

Especialista tira dúvidas sobre cirurgia bariátrica durante a pandemia

Date:

Share post:

Especialista tira dúvidas sobre cirurgia bariátrica durante a pandemia

Procura pelo procedimento cresceu devido ao Coronavírus

Médicos já afirmaram que a obesidade é um dos principais fatores de risco para a Covid-19, e isso fez com que a procura pela cirurgia bariátrica tenha aumentado. Porém, há muitas dúvidas sobre a realização do procedimento nesse período, como riscos de complicações, suspensão de cirurgias, entre outras, e o especialista do Centro Médico São Miguel, Thales Maia, ajudou a esclarecer algumas dúvidas.

Dr.Thales Maia

Segundo o médico, a procura pela bariátrica aumentou, pois as pessoas têm se conscientizado que a obesidade é uma doença e um grande fator de risco para a complicação da Covid-19. Thales afirma que a cirurgia bariátrica não fica suspensa nesse período, pelo contrário, mesmo estando no pico da pandemia, é indicado que seja realizado o procedimento, pois inclusive diminui o risco de complicação para pacientes que contraíram o vírus. Ou seja, a cirurgia bariátrica acaba sendo um fator de proteção para o paciente.

O especialista esclarece que a maioria dos pacientes sai do grupo de risco após realizar a cirurgia bariátrica. “Pessoas com comorbidades como hipertensão, IMC acima de 40, diabéticos, e pessoas com doenças pulmonares, por exemplo, acabam saindo desse grupo”, afirma.

Ao ser questionado se pessoas que realizaram a cirurgia bariátrica nesse período correm um risco maior, devido ao pós-operatório, o especialista garante que que não, pois o efeito metabólico pós-cirúrgico acaba sendo um fator de proteção. “Quando o paciente é obeso, fica em um estado inflamatório crônico, que cessa após a cirurgia”, diz.

Porém, há alguns casos em que o médico pode indicar que o procedimento seja adiado. Entre eles, pacientes com suspeita de Covid-19, que possuam alguma comorbidade desregulada, e se não houver vaga de UTI, pois apesar de não utilizar o leito, trata-se de um procedimento de rotina.

Thales lembra que quem fez a cirurgia pode e deve tomar a vacina contra a Covid-19. “Não há nenhuma contraindicação, em relação a nenhuma das vacinas,  por conta da cirurgia bariátrica, finaliza”.

 

Serviço:

Centro Clínico São Miguel

Endereço: SHLS 716, Bloco A, Ed. Pio X, Sala 402 – Asa Sul

Horário de funcionamento: 9h às 18

Telefone:  (61) 3964-9169

Instagram: @cmosaomiguel

Site: cmosaomiguel.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Por que sentimos culpa por não estarmos sempre ocupados?

Na sociedade moderna, a ocupação constante transformou-se em um símbolo de status. Declarar uma agenda lotada muitas vezes...

Fogo de Chão oferece ceias de Natal e Ano Novo em todas suas unidades

Com a chegada das festividades de final de ano, o recém inaugurado Fogo de Chão Brasília, que conta...

PSD vai liderar a defesa do Fundo Constitucional do DF*

_Garantia foi dada pelo presidente regional da legenda, Paulo Octávio, em encontro da executiva regional_O presidente do PSD-DF,...