23.5 C
Brasília
segunda-feira, julho 7, 2025

Falta de vitamina D: um dos prejuízos  à saúde de quem trabalha em casa 

Date:

Share post:

Falta de vitamina D: um dos prejuízos à saúde de quem trabalha em casa

A pandemia popularizou o home office no Brasil e, com isso, a exposição das pessoas ao sol passou a ser menos frequente. Nutricionista traz dicas de alimentos que ajudam a manter o bom nível da vitamina no sangue

 Desde 2019, o mundo está lidando com a pandemia da Covid-19. Dentre as tantas perdas e novas rotinas, com o fechamento dos escritórios, muitos dos funcionários de empresas passaram a trabalhar de casa, modelo conhecido como home office. Computadores e celulares ocuparam a cena e as pessoas passaram a ficar mais dentro de suas residências.

Esta situação começou, portanto, a refletir negativamente na saúde da população, que, dentre outros prejuízos, passou a ter deficiência de vitamina D, cuja absorção ocorre principalmente com a exposição ao sol. Assim, trabalhar em ambiente fechado o dia todo pode trazer consequências danosas como perda de cabelo, baixa imunidade, exposição a doenças crônicas e fragilidade nos ossos.

A nutricionista Enaile Arrais, a convite da Boali Brasília, explica que a baixa de vitamina D no corpo provoca falta de energia e disposição. “A vitamina D é tão essencial, que é considerada mais do que uma vitamina. Ela é também um hormônio, pois, em níveis adequados no organismo, auxilia no controle e regulação de doenças importantes, como as autoimunes, por exemplo”, explica Arrais.

Diante disso, com o home office sendo uma tendência que veio para ficar no Brasil e no mundo, a nutricionista aconselha as pessoas a esforçarem-se em manter a exposição ao sol diariamente por volta de meio-dia, protegendo o rosto, por 15 minutos a 20 minutos, e também sugere aumentar o consumo de alguns alimentos para ajudar a atingir níveis satisfatórios da vitamina no sangue.

Dentre esses alimentos estão: leite, ovos, queijos, iogurte, carnes, salmão, óleo de fígado de bacalhau, sendo o óleo o principal alimento rico em vitamina D. A maioria desses itens pode ser encontrada nos pratos disponíveis na Boali, localizada na Asa Sul. O restaurante oferece um cardápio saudável priorizando alimentos nutritivos e ricos em vitaminas necessárias para o corpo.

Entre os pratos oferecidos pela Boali estão:

Oriental Low Carb, composto por macarrão bifum (sem glúten), atum desfiado,tomate, cenoura, espinafre, brócolis, pepino, amendoim, cebola crocante, mix de chia e linhaça e molho oriental e a Salada Foco na Meta, composta por mix de verdes, carpaccio de salmão defumado, cebola roxa, brócolis, pepino, mandioquinha palha e molho oriental.

Para acompanhar, os sucos são uma ótima opção:

Suco Relax Relax composto por manga, maracujá, mix de chia, linhaça e canela e o suco Super Refrescante composto por frutas vermelhas, espinafre, mix de chia e linhaça, gengibre e água de coco.

Enaile Arrais pontua que estes alimentos e opções de refeições ajudam a aumentar o nível de vitamina D no sangue, mas não substituem a necessidade de tomar sol todos os dias. Além dos benefícios mencionados acima, a vitamina D também aumenta a produção de endorfina, um hormônio capaz de proporcionar o bem-estar e reduzir as possibilidades de depressão.

Rede Boali em Brasília

A primeira e maior franquia de alimentação saudável do Brasil reabriu em novo espaço na 404 Sul BL A Loja 37. Hoje, é a única unidade da rede no DF, mas a expectativa é de que seja aberta pelo menos mais uma nova unidade até o início do segundo semestre. Com opções de cardápio saudável, sucos detox e kombuchas e acessíveis que podem ser consumidas no restaurante localizado na Asa Sul ou entregues através dos aplicativos de delivery.

SERVIÇO:

Boali – Asa Sul

Endereço:  404 Sul BL A Loja 37 – Asa Sul Brasília-DF

Delivery: https://deliveryapp.neemo.com.br/delivery/10944/menu

Contato: WhatsApp: 61 98105-0187 / Fixo 3256-9412

Acesse: https://boali.com.br/boalinks/brasilia-asa-sul/

Instagram: https://www.instagram.com/boali_brasilia/

Site: https://boali.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Das sacadas de Diamantina, serenatas invertidas encantam turistas em busca de bem-estar e lazer

A experiência começa ao avistar pelo horizonte a despedida do sol, que ao mesmo tempo anuncia a chegada...

O palco e os bastidores: a coragem de ser inteiro

Vivemos em um mundo onde a aparência reina soberana, onde os aplausos valem mais que o silêncio interior,...

Decisão do STF reconhece que tentativa de aumentar IOF extrapola limites constitucionais

CACB considera audiência pública como meio adequado para solução da questão, mas destaca que o ônus não pode...

Afie sua curiosidade…

Nascido em Nova Granada, São Paulo, em 4 de junho de 1949, Edson Gabriel Garcia se formou professor e trabalhou...