20.5 C
Brasília
terça-feira, dezembro 5, 2023

#FASHIONREVOLUTION, Quem fez minhas roupas?

Date:

Share post:

 #FASHIONREVOLUTION, Quem fez minhas roupas?

Colunista Larissa Abrantes

 Consultora de Imagem

Durante essa semana aconteceu o Fashion Revolution Day, no Brasil e no mundo. É um movimento em prol da indústria de Moda sustentável que surgiu após o desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, no ano de 2013 fazendo com que mais de 2.500 trabalhadores que produziam roupas de grifes em condições desumanas fossem feridos e 1.133 mortos.

A proposta do movimento é provocar que as marcas sejam transparentes com seus consumidores, utilizando de mão-de-obra justa, matérias primas de baixo impacto no meio ambiente, redução na quantidade de água durante produção, proteção aos animais mediante testes abusivos e fazendo uso de tecidos inteligente e duradouros.

O movimento vem tido um excelente retorno, 2.416 marcas responderam a hashtag e compartilharam informações sobre a sua cadeia produtiva até o ano de 2017. Mais de 150 grandes marcas publicaram onde são feitas suas roupas. No Brasil os números são ainda melhores, foi o país com o maior uso da hashtag #fashionrevolution, com 19% das menções mundiais, totalizando 4.884 menções.

Mas qual seria então a real intenção do movimento? SIMPLES! O objetivo é mostrar para as pessoas o verdadeiro custo da moda e o quanto a Moda Autoral e o Slow fashion têm seu valor. Você sabe quem produziu a roupa que você veste agora? Você sabe a história e as condições de trabalho de quem está por trás das peças que você usa?

Percebe-se que nos dias atuais os consumidores estão cada vez mais afetivos no sentido de quererem construir um relacionamento com as marcas. Buscam valores, honestidade, qualidade, um bom corte e um bom tratamento a fim de que consigam realmente dar valor aquilo que consomem e retornar por se sentirem bem vestidos e acolhidos.

Buscando ressaltar a Moda Brasiliense e o incentivo ao consumo regional, temos a loja Laletá (@laletabrasil) como grande exemplo de moda autoral e ateliê próprio localizado na SQS 508. A designer de moda Letícia Brasileiro traz uma marca com estampas próprias inspiradas na capital a fim de trazer um pouco mais de cultura e regionalidade para os armários.

Vestido Palácio Do Planato

Um vestuário com pegada minimalista, sem drapeados e com um “Q” mais despojado, larguinho. Os carros chefe da marca são os vestidos e T-shirts que de maneira versátil, atendem diversas ocasiões. A marca trabalha com uma grade reduzida e exclusiva de peças e ateliê aberto para clientes conhecerem um pouco mais de sua produção e condições de trabalho de pertinho, uma excelente maneira de saber a história da sua roupa de pertinho.

Ateliê Laletá

As peças são pra lá de encantadoras, literalmente a CARA de Brasília. Às vendas são feitas através do Site, lojas colaborativas espalhadas por Brasília e no próprio ateliê.

 

Vestido Catedral
Instagram: @laletabrasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

15º Salão dos Artistas sem Galeria inaugura mostra na paulistana Galeria Zipper em 18 de janeiro de 2024

O Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo portal Mapa das Artes (www.mapadasartes.com.br e @mapadasartesoficial), realiza em janeiro,...

Doutor em Educação questiona política de inclusão total adotada em escolas brasileiras

Pesquisador e ativista Lucelmo Lacerda evidencia a problemática de educar crianças e adolescentes com necessidades especiais apenas em...

MODELOS DE ÓCULOS DE SOL QUE ESTÃO COM TUDO NESSA TEMPORADA

Dos esportivos futuristas aos gatinhos revisitados, reunimos diferentes óculos de sol para você apostar já.   Serviço: Ótica Via Rico Qnm 17...

Simples Cannabis revoluciona experiência online de acesso à cannabis medicinal com lançamento de novo site

Com um design moderno e intuitivo, a plataforma apresenta novidades que facilitarão o acesso às medicações, aos profissionais...