25.5 C
Brasília
sábado, dezembro 21, 2024

Festival Adarrum terá a presença de cinco mestres da percussão afro-brasileira

Date:

Share post:

Festival Adarrum terá a presença de

cinco mestres da percussão afro-brasileira


Evento contará com a presença de oficinas, shows, rodas de conversa e muita alegria para o mês de fevereiro

 O Festival Internacional de Tambores, mais conhecido como Festival Adarrum, chega ao Distrito Federal com intuito de trazer a cultura afro-brasileira para a população. A palavra ‘adarrum’ surgiu do idioma Iorubá que significa um toque de atabaques e agogô, em ritmo rápido, contínuo e uníssono. O evento será realizado nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, no Estacionamento 12 do Parque da Cidade, em frente ao Ana Lydia. Os interessados poderão se inscrever, de forma gratuita, no próprio site do evento (https://adarrum.com.br).

ADARRUM – Festival Internacional de Tambores

Após o sucesso da primeira edição, em 2015, o Adarrum volta ao DF para oferecer, neste mês, workshops com grandes mestres da percussão de diferentes regiões. Os convidados das oficinas explorarão a história e a arte nacional. “O público vai ficar bem servido com os ótimos mestres de percussão afro-brasileira”, antecipa Célio Zidório, coordenador geral de produção do Adarrum.

ADARRUM – Festival Internacional de Tambores

O evento é realizado pelo Grupo Batukenjé, criado pelo músico e agente cultural Célio Zidório, conhecido como Mestre Célin du Batuk. O Adarrum já possui a inscrição de percussionistas da França, da Alemanha, da Espanha, do Chile, da Argentina e de Marrocos, além de profissionais brasileiros.

Programação – O primeiro dia do Festival Internacional de Tambores, 22, será marcado pelo workshop ‘Tamborizando’, com o mestre Célin Du Batuk, produtor de obras musicais com releitura de sonoridades e de ritmos afro-brasileiros.

A partir das 20h30, haverá a abertura oficial do Adarrum com a fala dos mestres convidados e também com um show percussivo do Batukenjé com participação de Patrícia Gomes, convidada que esteve, por oito anos, com a Banda Timbalada.

ADARRUM – Festival Internacional de Tambores

Já o segundo dia, 23, será responsável por entreter os brasilienses, a partir das 9h30 com a oficina ‘Conhecendo a Percussão’, ministrada também por Célin. O público-alvo são crianças a partir de 6 anos matriculadas na rede pública de ensino.

A partir das 10h30, o mestre Cacau Arco Verde, coordenador de Oficinas de Ritmos Brasileiros em universidades e espaços culturais em todo o Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, ministrará o workshop ‘Lôas populares, oficina de samba de coco & ciranda’. O trabalho mostrará os ritmos populares através do batuque.

Ao meio dia, o Adarrum terá a presença especial do grupo musical Confraria Samba Choro para uma roda interativa com os convidados. Às 14h, o Mestre Paulo Garcia, produtor cultural, diretor musical e percussionista, apresentará as levadas tradicionais do samba-reggae além de falar um pouco de cada instrumento.

Ainda no mesmo dia, a partir das 16h, o mestre Jair Rezende, criador do grupo Lactomia, assumirá o workshop voltado ao candeal e suas riquezas. Através desse curso, o público poderá trabalhar a educação musical em percussão.

Para finalizar o segundo dia do festival, o Adarrum contará com a apresentação de percussão chilena do Centro Cultural La Pincoya, às 18h. Às 18h30, a cantora Dhi Ribeiro, com quase trinta anos de carreira artística, estará presente para finalizar o dia juntamente com os participantes do evento.

O terceiro e último dia, 24, será responsável por fechar o festival com o workshop de samba reggae, com o Mestre Jackson, um dos fundadores do Olodum, a partir das 10h30. Por fim, para encerrar com chave de ouro, o Adarrum irá trazer, ao meio dia, o encontro de tambores com regência percussiva dos mestres convidados.

SERVIÇO:

FESTIVAL ADARRUM
O que: Festival Internacional de Tambores – Adarrum
Quando: 22, 23 e 24 de fevereiro de 2019
Onde: Estacionamento 12 do Parque da Cidade, em frente ao Ana Lydia
Inscrições: https://adarrum.com.br

 

ADARRUM – Festival Internacional de Tambores

Sobre o Adarrum – Adarrum é uma palavra do idioma Iorubá que quer dizer um toque de atabaques e agogô, em ritmo rápido, contínuo e uníssono. A fim de trazer elementos africanos, boas energias e muitos participantes, nomeamos nosso Festival Adarrum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sertão brasiliense

publicidade

Related articles

Sertão brasiliense

Xique Xique, gerido pela segunda geração familiar, oferece tradição e excelência ao servir prato nordestino de maneira única...

A força do pensamento crítico: o valor de questionar para crescer

"Seja um pensador livre e não aceite tudo o que ouve como verdade. Seja crítico e avalie as...

O que te preocupa te escraviza: como libertar-se das correntes invisíveis da mente

 É incrível como preocupações podem moldar nosso comportamento e roubar nossa paz. Quando uma preocupação se instala, ela...