GDF corre contra o tempo para aprovar extinção de pecúnias na CLDF
Proposta de transformar benefício em licença capacitação contraria sindicatos e base aliada
Esta semana a Câmara Legislativa (CLDF) encerra o semestre e o projeto de lei complementar (PLC) que extingue as pecúnias dos servidores públicos ainda não foi aprovado. A proposta governista visa mudar o pagamento para licença capacitação, porém o texto não agradou nem os sindicatos nem os aliados. Agora o GDF precisa se articular para resolver o impasse até essa quinta-feira (27).
O benefício dos servidores que se aposentam sem tirar licença-prêmio, ou férias, costuma ser acumulado e pago na aposentadoria. A ideia do GDF é obrigar esses funcionários a usufruírem dos benefícios antes da aposentadoria. Uma alternativa seria a licença capacitação. A proposta mantém os direitos já adquiridos, e passaria a valer daqui pra frente.
O vice-líder do governo na CLDF, Rodrigo Delmasso (PRB), defende que a licença-prêmio continuaria a existir, mas não se converteria em pecúnia ao final da carreira. Assim governo deixaria de gastar recursos quando o servidor se aposentar, e o trabalhador teria que tirar, obrigatoriamente, os três meses de descanso.
Os sindicatos também não estão satisfeitos e estão articulando diretamente com parlamentares. Diante de tamanho dilema, o GDF tem até quinta-feira (27) para convencer os distritais a aprovar o PLC.