11.5 C
Brasília
domingo, junho 4, 2023

GDF interdita 37 estabelecimentos durante o carnaval

Date:

Share post:

GDF interdita 37 estabelecimentos durante o carnaval

Força-tarefa do governo vistoriou 444 comércios entre sexta (12) e quarta (17). Também foram aplicadas 38 multas e quatro notificações

A força-tarefa montada pelo Governo do Distrito Federal para coibir aglomerações de carnaval realizou 444 vistorias em estabelecimentos comerciais entre a noite de sexta passada (12) e a madrugada desta quarta-feira (17). Destes, 37 (8,3%) foram interditados por infrações diversas, além de sete grandes festas, cujos responsáveis foram multados em R$ 20 mil cada. Outras 38 multas e quatro notificações foram aplicadas por descumprimento de normas sanitárias.

Entre a noite de terça-feira (16) e a madrugada desta quarta-feira (17), foram realizadas 106 vistorias pelas equipes da força-tarefa, que interditou quatro estabelecimentos comerciais e aplicou três multas. O decreto 41.789/21, que proíbe festas, eventos ou blocos de Carnaval no DF, está válido no período de 12 a 21 de fevereiro.

O secretário do DF Legal (Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística), Cristiano Mangueira, destaca a força do trabalho em conjunto realizado entre os órgãos envolvidos. “Seguimos a diretriz do governador de que o governo é um só. O bom resultado foi possível pelo esforço integrado com os órgãos de fiscalização e forças de segurança, usando as instituições como parceiras. Nessa integração entre governo, instituições e sociedade, todos ganham”, afirma.

Ele também ressalta que a compreensão sobre a importância da fiscalização por parte do comércio e das pessoas também ajudou no sucesso da operação. “Em que pese o número elevado de estabelecimentos fiscalizados, o percentual de descumprimento às regras foi razoável. A recepção do setor produtivo tem sido compreensiva, os empresários têm entendido o porquê das fiscalizações”, finaliza.

Um dos órgãos envolvidos nas fiscalizações, a Polícia Militar do DF atuou com dois mil agentes durante as fiscalizações. O comandante do Centro de Comunicação Social da corporação, Coronel Souza Oliveira, ressaltou a importância da organização e da comunicação na operação: “O planejamento bem feito e o trabalho de divulgação na imprensa e nas redes sociais foram desmotivadores da transgressão”.

444Número de estabelecimentos fiscalizados pela força-tarefa

Nos seis dias de operação, a PMDF não efetuou nenhuma prisão por desacato ou resistência às determinações de segurança sanitária. “As pessoas, apesar de não ficarem satisfeitas, compreenderam o porquê das fiscalizações, e a abordagem foi feita para convencer os participantes a desfazer o ambiente de aglomeração”, cita Souza Oliveira.

Além do DF Legal e da PMDF, a força-tarefa do GDF contou com a presença de servidores da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), da Secretaria de Saúde; Secretaria de Transporte e Mobilidade; Corpo de Bombeiros Militar do DF, Polícia Civil do DF, Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), Departamento de Trânsito (Detran-DF); Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Brasília Ambiental); Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Departamento de Estradas de Rodagens (DER/DF).

AGÊNCIA BRASÍLIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Gisele e Colcci renovam parceria para campanha de jeanswear

Depois de oito anos, modelo volta como rosto da nova coleção da marca, que tem lançamento previsto 6...

Governo Lula sofre derrotas no Congresso por não cumprir acordos; PT também atrapalha

Em outras palavras, ou o presidente e seus ministros melhoram a articulação política, liberando emendas e cargos, ou...

Conheça as melhores experiências gastronômicas do mundo

Saiba como e onde desfrutar do melhor da gastronomia em viagens internacionaisUma das melhores formas de se conhecer...

Evasivo, general Heleno nega à CPI tentativa de golpe e participação nos atos de 8 de janeiro

Por Paulo SantosO depoimento do general Augusto Heleno, foi assunto dia no meio político. Ao comparecer nesta quinta-feira...