11.5 C
Brasília
sábado, julho 27, 2024

Inscrições abertas para o projeto Arte e Cultura Vive

Date:

Share post:

Ocupação Mercado Sul Vive recebe cinco oficinas culturais. Ao todo, são 176 vagas

Dudu-Oliveira – Foto: Projeto Waldir Azevedo

Interessados em participar dos cursos de construção de instrumentos de papel, de teatro e circo, samba do recôncavo baiano, cavaquinho e de capoeira, já podem se inscrever no projeto Arte e Cultura Vive. A iniciativa integra as ações da ocupação Mercado Sul Vive e oferece 176 vagas, distribuídas em cinco oficinas gratuitas. As inscrições podem ser realizadas enquanto houver vagas pelo telefone 99329-3508 ou presencialmente.

O projeto foi idealizado pelo artista Cid Aroeira e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. “É uma oportunidade de agregar conhecimento, desenvolver a arte e cultura a popular, além de manter viva a ocupação do Mercado Sul”, destaca Aroeira.

Juraci Moura

As aulas começam neste sábado e ocorrem até 1º de dezembro, no Mercado Sul, em Taguatinga. Elas são destinadas a crianças, jovens e adultos. Não há pré-requisitos. São 40 vagas para a oficina de construção de instrumentos musicais de papel, 40 para Samba de Roda do Recôncavo Baiano, 40 para Capoeira e 40 para Circo. Já o curso de Cavaquinho disponibilizará 16 vagas. Ao final dos trabalhos, será apresentado um espetáculo junto com os professores, na Feira do Guará.

Unindo consciência ambiental e música, o artista Juraci Moura vai ministrar a oficina de construção de instrumentos musicais. Há sete anos, ele desenvolve a tecnologia para confeccionar instrumentos de percussão com papel de saco de cimento, papelão e cola. Ao longo das aulas, será possível aprender a fazer atabaques, pandeiros, zabumbas, surdos, Cajon, entre outros instrumentos, de forma ecologicamente correta.

Samba Reconcavo – Foto: Webert da Cruz

No curso samba do recôncavo baiano, serão abordadas técnicas de percussão. As aulas ficarão a cargo de Cid Aroeira, contramestre de capoeira, cantador, percussionista e guardião da cultura popular. Ele é natural de Cachoeira, cidade no interior da Bahia, e vai trazer o melhor do Samba da região do recôncavo.

Ainda no ritmo da música, o maestro da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília e diretor do Projeto Waldir Azevedo, Dudu Oliveira, vai ministrar aulas do instrumento. O mímico e educador Abder Paz será responsável pela oficina de Teatro e Circo. Já as aulas de capoeira ficarão a cargo do mestre Fred Cachorrão, do Grupo Raça.

Serviço:
Arte e Cultura Vive – Oficinas Culturais Gratuitas
Quando: A partir de 1º de setembro.
Inscrições pelo telefone (61) 993293508 ou presencialmente, enquanto houver vaga.
Mais informações: arteeculturavive@gmail.com
Total de vagas: 176
Onde: Mercado Sul – QSB 12/13, Taguatinga Sul | Inscrições: Bloco b, loja 12.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

PROGRAMAÇÃO CINE CULTURA LIBERTY MALL 

Até 31 DE JULHO  SALA 1 14:00 O MAL NÃO EXISTE/ Japão/ 106 min (14 anos) ***estreia*** 16:10 DIVERTIMENTO/França/ 110 min...

Associação Artística Mapati e Instituto InveRso oferecem oficinas artísticas gratuitas

Com início em agosto, projeto tem foco em pessoas com transtornos mentais. As inscrições já estão abertas. A Associação...

Projeto “Cirandeira Popular – Mulheres em Roda II” promove atividades de capacitação cultural para mulheres em São Sebastião

Oficinas de Arte e Reciclagem, Customização em Bordado, Arte em Papelão, Boneca em Papel Marché e Arame e...

Chico Simões realiza circulação de mamulengo nas regiões Sul e Sudeste

Do Nordeste para Taguatinga, de Taguatinga para o Brasil. Através de aula-espetáculo, o projeto Mamulengo Circuladô vai difundir...