26.5 C
Brasília
quarta-feira, agosto 27, 2025

Inscrições para a 13º Semana Nacional de Conciliação terminam este mês

Date:

Share post:

O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006

Quem deseja solucionar conflitos por meio da conciliação pode se inscrever, até o próximo dia 30 de agosto, na 13º Semana Nacional de Conciliação, que ocorre entre 05 e 09 de novembro deste ano.  O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é realizado, anualmente, desde 2006.

O cidadão que deseja resolver o conflito pela via alternativa deve procurar o tribunal em que o caso está tramitando e pedir a inclusão do processo na Semana Nacional da Conciliação. Além disso, há outra forma de conciliar, a pré-processual – quando o processo ainda não foi instaurado e uma das partes procura o auxilio de conciliadores.

Os tribunais também selecionam os processos que possuem possibilidade de acordo e intimam as partes para tentar a conciliação. Em 2017, mais de 750 mil pessoas foram atendidas e 225 mil processos que estavam em tramitação na Justiça foram solucionados de forma consensual. No total, foram realizadas 318.902 audiências, das quais 70% resultaram em acordos.

De acordo com o CNJ, o valor desses acordos atingiu a soma de R$ 1,57 bilhão e a iniciativa reuniu 5 mil magistrados, 6,4 mil conciliadores e 6,8 mil voluntários na esfera estadual, federal e do trabalho.

“A conciliação tem se tornado a melhor forma de solucionar conflitos e pode ser utilizada em diversos casos, como pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio”, explica a conciliadora e mediadora da Vamos Conciliar, Catarina Urraca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Mercado de trabalho e novos meios regulatório

Controvérsia sobre “pejotização" deve ser decidida pelo STF, afirmam ministro e líderes empresariais na LIDE” O ministro Gilmar Mendes,...

A paz de quem entrega à Lei do Retorno

Há um tipo de paz que não nasce do esquecimento, mas da decisão firme de não carregar o...

O espelho do semeador: estaria você pronto para a colheita da sua própria vida?

  Imagine por um instante que o universo não é apenas um espaço indiferente, mas um espelho implacável. Um...

A pele pode mudar, mas a alma grita

Vivemos em uma era onde a aparência ganhou status de essência. Onde discursos são cuidadosamente moldados para agradar, e...