25.5 C
Brasília
terça-feira, maio 7, 2024

Cena Contemporânea 2018 começa hoje (21)

Date:

Share post:

Os espetáculos selecionados para o festival destacam a livre expressão do pensamento

Cena Contemporânea apresenta ao público brasiliense sete espetáculos internacionais, produzidos no México, Chile, França, Argentina e Espanha, além de 14 produções nacionais.  A 19ª edição do Festival Internacional de Teatro de Brasília começou hoje (21) e vai até o dia 02 de setembro.

Segundo o curador, Alaôr Rosa, os espetáculos selecionados para o festival destacam a livre expressão do pensamento como valor natural e fundamental de cada ser humano. O festival dá sequência ao conceito de #preconceitozero e #dequeladovocêestá que tem norteado a seleção dos espetáculos nos dois últimos anos. Reflexões sobre democracia, igualdade de direitos, tolerância, violência, pedofilia, depressão, preconceito estarão no palco. Mas o teatro também promete passear pelos territórios dos sonhos, dos desejos, da coragem, da iluminação.

“Queremos reafirmar nosso compromisso com a proteção dos direitos e das liberdades individuais e das minorias, apresentando criações que usam a linguagem da cena como veículo de expressão de inquietações e desejos, espaço para a discussão de temas relevantes como violência, preconceito, desigualdade e fanatismo religioso, de forma inventiva e brilhante”, explicou Alaôr Rosa.

Para a noite de abertura, o Cena reservou “Instabilidade Perpétua”, espetáculo que marca a estreia em solo teatral da atriz e cantora carioca Soraya Ravenle. Na encenação, a intérprete protagoniza historietas e situações baseadas em livro homônimo do filósofo e poeta paulistano Juliano Garcia Pessanha. Segundo o autor, o ser humano só conseguirá ser feliz quando aprender a conviver com a condição de que a vida é um espaço de instabilidade contínua.

O CENA vai ocupar os principais palcos do Distrito Federal. A programação se estenderá do Teatro Funarte Plínio Marcos à rede de teatros do SESC (no Plano Piloto, em Ceilândia, Taguatinga e Gama), Teatro do CCBB, Museu Nacional, Teatro dos Bancários e Sala Adolfo Celi.

Acesse a programação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Mulheres na Saúde – Histórias Inspiradoras – Edição Poder de Uma História”, livro do Selo Editorial Série Mulheres, da Editora Leader, será lançado no...

A compilação traz histórias inspiradoras que destacam as conquistas notáveis de médicas, enfermeiras e outras profissionais da Saúde...

Ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul; saiba como contribuir

O estado do Rio Grande do Sul sofre com fortes chuvas que iniciaram no dia 27 de abril,...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Total de mortes no estado sobe para 78 Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas...

Data comemorativa alerta para os riscos da automedicação

Em 5 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, para alertar a população sobre...