Preso desde outubro de 2024; foi afastado preventivamente da legenda.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios concedeu neste domingo (2.fev.2025) a soltura de Wilmar Lacerda, ex-vice-presidente do PT-DF . O político é investigado por estupro de vulnerável. A decisão da 3ª Turma Criminal foi unânime. Lacerda estava preso desde outubro de 2024. Tornou-se réu em dezembro do mesmo ano. É acusado de envolvimento em uma rede criminosa que teria praticado violência sexual contra duas adolescentes, de 13 e 17 anos.
A detenção fez parte da 3ª fase da operação Predador, em que a Polícia Civil do DF visava a combater os crimes de estupro de vulnerável e exploração sexual de adolescentes. Um empresário também foi acusado e preso.
A defesa afirma que Wilmar Lacerda foi preso “injustamente” e é inocente. “O juízo criminal foi induzido a erro pela inverídica narrativa contida na representação policial, a qual induziu a decretação da prisão mediante argumentos espúrios que distorceram fatos”, diz a nota.
ÍNTEGRA DA DEFESA
“O escritório Burjack, Nunes & Vasconcelos Advogados vem a público confirmar que a 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, de forma unânime, concedeu ordem em habeas corpus para garantir a liberdade de seu cliente, Wilmar Lacerda, injustamente preso há mais de 90 dias. “A ordem de libertação foi cumprida pelo juízo da Vara Criminal da Circunscrição Judiciária do Itapoã, Distrito Federal. “O julgamento unânime da 3ª Turma Criminal evidencia que o juízo criminal foi induzido a erro pela inverídica narrativa contida na representação policial a qual induziu a decretação da prisão mediante argumentos espúrios que distorceram fatos pretéritos já apreciados pelo Poder Judiciário e que levaram à anterior absolvição do Sr. Wilmar Lacerda. “Convicto de sua absoluta inocência e ciente de que vem sendo alvo de instrumentalização política do sistema de justiça criminal, o sr. Wilmar Lacerda continuará contribuindo para o esclarecimento dos fatos até o justo desfecho do caso”