Na sexta-feira, 5, foi lançado o conto Noite longa, do jornalista Pedro César Batista, no bar Objeto encontrado, na Asa Norte, contando com expressiva participação.
O ato de abertura foi feito por Gabriela Gomes, seguida do autor, do vice embaixador de Cuba, Melne Hernández, do embaixador do Saara Ocidental, Ahmed Mulay e finalizado pelo poeta Marcos Fabrício. O lançamento foi uma confraternização de partilha de sonhos e fortalecimento de laços de amizade.
O conto retrata a insônia de Gregório, que divaga na longa caminhada da humanidade com dúvidas e indagações em busca respostas. Foi escrito durante a pandemia da covid-19 e remonta a permanente busca pela dignidade e emancipação humana.
Com dois prefácios, um do jornalista Hélio Doyle e outro da poeta militante Gabriela Gomes. “Gregório – ou Pedro – manifesta esse otimismo, apesar de todos os percalços enfrentados por ele e da difícil realidade em que vivemos hoje, com a ascensão do fascismo e do nazismo, o avanço da desigualdade social e as guerras provocadas pelos países imperialistas e colonialistas”, diz Doyle. “A noite de Gregório é a noite de todos nós que resistimos perante a dor, a solidão, o preço da clareza dos males que assolam a humanidade, a inquietude das injustiças, da violência que usurpa nossos direitos, do sangue do entardecer,” aponta Gabriela.
No lançamento no Objeto encontrado participaram poetas, artistas, militantes sociais e representantes das embaixadas de Cuba, Nicarágua e Saara Ocidental.
Pedro César Batista é antigo nas letras. Editou poemas, biografias, reportagens, contos e o romance Marcha interrompida (Thesaurus). Possui cerca de vinte títulos editados, mais tantos outros em elaboração.
Serviço
Noite longa (Editora ArtLetras) – 2024
R$ 30,00
Pedidos: pcbatis@gmail.com
@pedrocesar1917