20.5 C
Brasília
quarta-feira, abril 24, 2024

Lei proíbe lava-jatos de usarem água no DF

Date:

Share post:

Lei proíbe lava-jatos de usarem água no DF

Projeto de lei aprovado em dezembro, foi sancionado pelo governador e estabelece a utilização de produtos biodegradáveis na prestação dos serviços

Há um ano o DF enfrenta uma das piores crises hídricas de sua história. A cidade sofre com os baixos níveis dos reservatórios e precisou adotar medidas drásticas de racionamento. Mas agora a capital do país dá mais um passo em favor do meio ambiente. O Governador Rodrigo Rollemberg sancionou a Lei Distrital 6.089, de autoria da deputada Luzia de Paula, que obriga os lava-jatos do DF a adotarem modelos ecológicos, sem utilização de água. Segundo o projeto, as empresas devem utilizar produtos biodegradáveis, que não causem danos ao meio ambiente.

Para algumas empresas, isto não será problema. A Lavô, por exemplo, saiu na frente e desde março do ano passado começou a empregar uma solução sustentável para lavar os veículos. O empresário Ricardo Pereira criou um aplicativo que, além de ir até o cliente onde e quando ele desejar, aboliu o uso da água. “Conseguimos implementar um processo rápido e seguro que desfragmenta a sujeira, removendo-a sem arranhar o veículo ou deixar qualquer resíduo. No lugar de água, aplicamos uma cera de carnaúba líquida, certificada ecologicamente, segura para a natureza e para o lavador”, destaca o empresário.

Para ele, o projeto da deputada é mais do que importante, mas essencial para a cidade que vive um momento de escassez de recursos hídricos, inclusive sofrendo com racionamentos e constantes faltas. “Para se lavar um carro são necessários 300 litros de água. Isto é o suficiente para quase 3 pessoas utilizarem para sua higiene diária e consumo. Precisamos mudar nossos hábitos e adotar de fato medidas que evitem o desperdício”, comenta Ricardo.

Apesar de não usar água, a cera é bastante eficaz no processo de limpeza. O processo consegue remover manchas, piche de asfalto e até cimento da lataria, sem danificar e ainda deixá-la brilhante. Os preços variam de R$ 30 a R$ 145, dependendo do pacote escolhido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Cápsulas, pó ou gomas? Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre a suplementação com colágeno

O nosso organismo produz colágeno de forma natural até por volta dos 25 anos de idade, após isso...

Curta-metragem vai mostrar como ditadura afetou crianças no Brasil

Em fase de busca de recursos, projeto já tirou o sono do idealizador Quando estava fazendo pesquisas para o...

Brasil ultrapassa os 3 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em casas e outros imóveis

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste Além do carregador de bateria para carros...

Mobilização indígena em Brasília vai pressionar contra marco temporal

Acampamento Terra Livre deste ano deve ser o maior da história Começa nesta segunda-feira (22), em Brasília, o Acampamento...