21.5 C
Brasília
sexta-feira, julho 26, 2024

Livro escrito por crianças do Paranoá resgata história da cidade

Date:

Share post:

Livro escrito por crianças do Paranoá resgata história da cidade

Concebida a partir de uma oficina de criação poética com estudantes da Escola Classe 02, a obra, construída a várias mãos, reconta as memórias da cidade.

A partir de novembro, o público candango tem a oportunidade de conhecer, de maneira inusitada, um pouco mais sobre a história do Paranoá, Região Administrativa que carrega em seu DNA a potência cultural tão característica do povo brasileiro. O livro Bem-vindo ao Paranoá das co-autoras e organizadoras Ana Maria Pinheiro e Maria Cleudes Pessoa, apresenta a cidade a partir da poesia de alunos da rede pública. A proposta inédita visa exaltar a comunidade e suas raízes. O lançamento da obra acontece durante a 1ª edição da Feira Literária do Paranoá, nos dias 18 e 19/11, a partir das 11h, no Restaurante Comunitário do Paranoá.

“A criação desse livro surgiu da vontade de realizar uma ação de criatividade literária com crianças, para resgatar, valorizar e registrar para as futuras gerações a história de luta e superação da cidade onde vivem”, explica Maria Cleudes, sobre a motivação do projeto.

A obra foi concebida por meio de oficinas de escrita poética e incentivo à produção de desenhos que ilustrassem a história da RA, desde a antiga Vila Paranoá até os tempos atuais. Considerado um livro de crianças para crianças, nasceu a partir do encantamento e da surpresa dos pequenos com a riqueza de detalhes que a cidade onde habitam pode ter.

O resultado são poemas que impressionam por sua qualidade e beleza: “No Paranoá/ Não morava ninguém lá/Foi criado então/Um lago para se/Refrescar/Lá podia banhar/E até roupas lavar”, Manoela Vieira, 8 anos de idade.

Leitura nas RAs

O trabalho de incentivo à produção escrita, além de promover habilidades intelectuais e artísticas nessa importante fase do desenvolvimento infantil, consequentemente, promove o incentivo à leitura.

Sobre isso, Ana Maria Pinheiro, revela: “afirmamos que ações como essas são fundamentais para despertar a criatividade, o interesse pela leitura e pela escrita, bem como a valorização de nossas comunidades, especialmente em escolas públicas”.

Serviço: Lançamento do livro Bem-vindo ao Paranoá, de Ana Maria Pinheiro e Maria Cleudes Pessoa – I Feira Literária do Paranoá.

Data:  19 de novembro.

Horário: 11h às 17h.

Local: Restaurante Comunitário do Paranoá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

PROGRAMAÇÃO CINE CULTURA LIBERTY MALL 

Até 31 DE JULHO  SALA 1 14:00 O MAL NÃO EXISTE/ Japão/ 106 min (14 anos) ***estreia*** 16:10 DIVERTIMENTO/França/ 110 min...

Associação Artística Mapati e Instituto InveRso oferecem oficinas artísticas gratuitas

Com início em agosto, projeto tem foco em pessoas com transtornos mentais. As inscrições já estão abertas. A Associação...

Projeto “Cirandeira Popular – Mulheres em Roda II” promove atividades de capacitação cultural para mulheres em São Sebastião

Oficinas de Arte e Reciclagem, Customização em Bordado, Arte em Papelão, Boneca em Papel Marché e Arame e...

Chico Simões realiza circulação de mamulengo nas regiões Sul e Sudeste

Do Nordeste para Taguatinga, de Taguatinga para o Brasil. Através de aula-espetáculo, o projeto Mamulengo Circuladô vai difundir...