27.5 C
Brasília
quinta-feira, maio 14, 2026

Nordeste é o principal destino no verão para turistas da região Centro-Oeste

Date:

Share post:

Nordeste é o principal destino no verão para turistas da região Centro-Oeste

Estudo realizado pelo Ministério do Turismo mostra que Bahia, Ceará e Alagoas são os estados preferidos dos viajantes

Os atrativos turísticos dos estados da Bahia, Ceará e Alagoas foram os mais procurados pelos turistas da região Centro-Oeste para o período do verão. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com agências de viagens do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O levantamento trouxe, ainda, um perfil desses viajantes, apontando que 46,2% deles procuraram destinos onde possam aproveitar os momentos de lazer com sol e praia, e que quase metade (48,4%) irão viajar em família.

Além destas informações, o estudo trouxe a perspectiva das empresas da região em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de outubro de 2019 a março de 2020. Para 15,2% delas, a perspectiva é de que o número de empregados aumente. Além disso, 55,3% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período. Outro dado positivo, é de que 58,3% indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento para os próximos meses.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esses dados vêm coroar o ano de 2019, que apresentou vários resultados positivos. “É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Centro-Oeste no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, finalizou.

Quando observamos por estado, os turistas goianos e sul-mato-grossenses preferiram os destinos baianos. Já os brasilienses pretendem visitar os atrativos cearenses. No Mato Grosso, os clientes dessas agências buscaram no estado de Alagoas o descanso no verão.

SONDAGEM EMPRESARIAL – Realizada pelo Ministério do Turismo, o estudo é realizado semestralmente, e pretende avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresários para os períodos de alta temporada.
O objetivo da sondagem é auxiliar as empresas da região do setor de agenciamento de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem melhor explorados. Com esta sondagem, por exemplo, é possível identificar que os turistas das agências consultadas pela pesquisa não têm certos estados como escolha, para a viagem no período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

A Mente é o seu próprio lar: cuide bem de onde você mora

A mente é, de fato, o nosso verdadeiro lar. Muito antes de qualquer casa de tijolos, é nela...

Meu compromisso é com o coletivo. Por isso sou pré-candidato

Eu decidi ser médico ainda criança, em Araruna, uma cidadezinha no interior da Paraíba – não era um...

A banca que virou point da Copa

Na 416 Sul, em Brasília, ponto tradicional se reinventa e reúne gerações em torno da febre das figurinhas...