23.5 C
Brasília
sexta-feira, janeiro 23, 2026

Nova BNCC: colégio promove ações pedagógicas contínuas visando formação continuada do corpo docente

Date:

Share post:

 Nova BNCC: colégio promove ações pedagógicas contínuas visando formação continuada do corpo docente

O ano letivo começa e muitas mudanças devem acontecer no ambiente escolar.  Em 2020, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) terá aplicação efetiva nas escolas brasileiras. O documento é uma referência nacional que vai orientar a construção dos currículos, a revisão e a elaboração de propostas pedagógicas, além de moldar políticas de formação continuada de profissionais da educação e avaliações.

Neste sentido, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas em todo o país precisam garantir que os educadores estejam preparados para transformar a nova Base em realidade. No Colégio Marista João Paulo II, uma série de medidas já foram adotadas para adequar o papel da equipe pedagógica às novas demandas. Uma delas é a realização de ações contínuas para a atualização constante dos conhecimentos do corpo docente com o intuito de aprimorar as práticas e os métodos dos educadores, tornando-os cada vez mais assertivos.

Como parte desse processo, cerca de 300 educadores do Colégio Marista João Paulo II participam da Jornada Pedagógica 2020, evento que acontece até a próxima sexta-feira (24), das 7h30 às 12h30. Com o tema “Inovação, disrupturas e permanências”, o encontro tem como foco a inovação por meio de ações, planejamentos, processos e estudos.

Nesta quinta-feira (23), a partir das 8h, os educadores participam de palestras com a especialista Nathalia Kelday – fundadora da Edtech Meetup e idealizadora de diversas iniciativas de inovação premiadas -, que falará sobre “Inovações Disruptivas na Educação”, e com o professor Mozart Neves Ramos, que abordará as “Potencialidades da BNCC”.

Educação financeira – Com a homologação da BNCC, a educação financeira passou a ser um dos temas transversais do novo ensino fundamental. O assunto era associado só às aulas de Matemática, mas agora está cada vez mais presente em diferentes disciplinas. Aqui  no DF, há cinco anos, o Colégio Marista João Paulo II se adiantou à reforma curricular e implementou a educação financeira no currículo dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo foi construir comportamentos financeiros sustentáveis e conscientes diante do cenário econômico da população brasileira. A metodologia é aplicada a partir de vivências, experiências que proporcionem reflexão e análise de práticas do dia a dia.

Novas tecnologias – Outra novidade da nova Base que já faz parte do projeto pedagógico do colégio é a utilização de ferramentas tecnológicas como parte integrante do currículo de todas as disciplinas. Nos Anos Iniciais, por exemplo, a tecnologia é um importante aporte pedagógico para os estudantes. Leitura cartográfica com aplicativos e acesso em tempo real, acesso à plataforma zoom para aulas de robótica, eleição de lideranças das turmas, pesquisas de conteúdos, acesso a vídeos educativos, jogos de raciocínio lógico, são alguns exemplos de ferramentas que são utilizadas. Nos Anos Finais, o colégio desenvolve atividades com o objetivo de fomentar a criatividade, a inovação, a colaboração, a responsabilidade social e a aprendizagem por meio de uma intervenção social consciente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

Entrevista com o Secretário de Estado da Juventude do Distrito Federal André Kubitschek

Fotos: Celso Junior e Rayra Paiva Gestão, juventude e o legado que volta a apontar o futuro de Brasília Brasília...

Isabella Carpaneda, a influência que atravessa gerações e transforma a educação brasileira

Reconhecida nacionalmente por sua contribuição à educação brasileira, Isabella Carpaneda se consolidou como uma das escritoras e educadoras...

O peso político da mentira: quando a dívida com a verdade se transforma em capital de poder

A frase “Toda mentira contada é uma dívida com a verdade”, encapsula uma tensão fundamental da política: a...

Seja sua melhor companhia: quando você se basta, nada falta

Aprender a ser uma boa companhia para si mesmo é um ato silencioso de coragem. Em um mundo...