25.5 C
Brasília
sexta-feira, fevereiro 14, 2025

Penas para crimes contra criança e adolescente ficam mais rigorosas

Date:

Share post:

Lei que amplia punições foi publicada nesta segunda no Diário Oficial

A legislação brasileira que trata da proteção à criança e ao adolescente contra a violência foi reforçada nesta segunda feira (15), com a publicação no Diário Oficial da União da Lei 14.811/2024. A medida modifica o Código Penal, a Lei dos Crimes Hediondos e o Estatuto da Criança e do Adolescente e torna mais rigorosas as penalidades para crimes contra essa população.

Uma das mudanças amplia em dois terços a punição por crime de homicídio contra menor de 14 anos em instituições de ensino. O texto estabelece também a exigência de certidões de antecedentes criminais de todos os colaboradores que trabalhem em locais onde são desenvolvidas atividades com crianças e adolescentes.

Outra alteração estabelece em cinco anos de prisão a penalidade para responsáveis por comunidade ou rede virtual, onde seja induzido o suicídio ou a automutilação de menor de 18 anos ou de pessoa com capacidade reduzida de resistência. Esse tipo de prática, assim como sequestro, cárcere privado e tráfico de crianças e adolescentes, foi tipificada como crime hediondo.

A lei descreve ainda os crimes de bullying e cyberbullying, definindo pena de dois a quatro anos de prisão para casos praticados em ambiente digital que não representem crime grave. Responsáveis pela transmissão ou exibição de conteúdos pornográficos com crianças e adolescentes também passam a ser penalizados, da mesma forma que os produtores desse tipo de conteúdo, com reclusão de quatro a oito anos, além da aplicação de multa.

O texto estabelece ainda pena de dois a quatro anos de prisão para o crime de não comunicação de desaparecimento de criança ou adolescente, de forma intencional. As mudanças têm efeito imediato e passam a valer com a publicação de lei.

Por Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência Brasil – Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Quem entende o jogo não entra em pânico: a chave para a serenidade

Quando você entende o jogo, seja ele da vida, dos negócios ou dos relacionamentos, o pânico perde seu...

Kassab, Antônio Brito e Paulo Octávio abonam filiação de Luiz Pitiman no PSD

O ex-deputado federal Luiz Pitiman é o mais novo integrante do PSD-DF. Ele assinou a ficha de filiação...

The Queen’s Place reabre sob novadireção na 415 Sul

Mantendo a decoração tipicamente britânica, casa mantém chá da tarde e pratos típicos, eadiciona menu executivo de 3...

Rogério Tokarski comemora aniversário de 76 anos

Na tarde do dia 24 de janeiro, Rogério Tokarski, fundador e diretor da Farmacotécnica, celebrou mais um ano...