27.5 C
Brasília
quinta-feira, fevereiro 29, 2024

PicniK celebra aniversário de Brasília com música, gastronomia e arte 

Date:

Share post:

PicniK celebra aniversário de Brasília com música, gastronomia e arte 

O evento acontece na Praça Portugal e conta com apresentação internacional e inédita da banda cult  americana Brian Jonestown Massacre 

Brasília está prestes a comemorar mais um aniversário e, para celebrar o próximo 21 de abril, o PicniK, projeto que há 11 anos se consolidou como referência da cidade, preparou uma programação multicultural imperdível para todas as idades. Em 2023, seguindo a proposta de ocupar espaços públicos mágicos e subutilizados do Quadrado, o evento acontece na Praça Portugal, a partir das 13h e conta com diversas atrações locais, nacionais e internacionais, além de eixos temáticos que garantem proporcionar um dia inteiro de lazer aos candangos.

Música para comemorar

Com entrada gratuita até às 16h, o PicniK traz ao Brasil, pela primeira vez, a banda Brian Jonestown Massacre, ícone do rock psicodélico e da cena indie norte-americana. Outros grupos e nomes de peso como Firefriend e Joe Silhueta, além da tradicional e cerratense Orquestra Alada e da estréia do projeto Gharana Eletroacústica – uma união da banda Tartamudo com o cineasta e tocador de sitar André Luiz Oliveira – , prometem proporcionar uma experiência inesquecível para o aniversário da cidade.

Para os amantes e colecionadores de discos, a Feira do Vinil oferece um espaço exclusivo para o público se deleitar com a cultura dos antigos bolachões. Serão mais de 10 lojas trazendo pechinchas, preciosidades e novidades, levando a experiência musical também para os lares brasilienses.

Outra atração importante é o lendário DJ Marky. Diretamente de São Paulo, ele aterrissa, a convite da Claro Música, no ônibus vibrante da Disco’n’Funk, agitando o público com pérolas do groove e com um set exclusivo e inédito, na cidade, de black music

Atividades para desfrutar 

Pensando nas crianças, o evento oferece, durante todo o dia, diversas áreas com variadas opções de brincadeiras, espetáculos, práticas educativas e até uma biblioteca com rodas de leitura dedicadas às famílias com bebês. 

Para o público adulto as possibilidades de entretenimento também são enormes. O desafio é conseguir aproveitar um pouco de tudo que o evento proporciona. Atividades para movimentar o corpo e equilibrar a mente como meditação, yoga e acrobacias, além de atendimentos para relaxar como massoterapia, acupuntura, entre outras práticas holísticas fazem parte da programação.

Economia criativa candanga

Com intuito de dar visibilidade às marcas, produtos e artistas da cidade, centenas de empreendedores criativos que transitam pela arte, moda e decoração estarão presentes no PicniK. Para quem quer dar aquele tapa no visual, a dica é o Espaço Belezas, por lá o público encontra conceituados cabeleireiros, trancistas e barbeiros da cidade.

Gastronomia para todos os públicos 

Na Praça de Alimentação, chefs renomados, jovens talentos e os food trucks queridinhos do DF estarão presentes para retratar a diversidade, a qualidade e a riqueza da gastronomia brasiliense. Pensando nas pessoas com restrições alimentares, o evento conta também com uma Área Vegana, que oferece quitutes saborosos e saudáveis, incluindo todo mundo no rolê.  

A entrada do PicniK é gratuita, porém, a partir das 16h para acessar o perímetro do evento é solicitada a doação de 1kg de alimento. Não é permitida a entrada com bebidas e alimentos. O encontro, indicado para todas as idades, é uma ótima oportunidade de passeio com a família, cachorros, vizinhos, paqueras e amigos. Preparem as cangas, os óculos de sol e venham celebrar essa data tão importante numa terapia coletiva autenticamente candanga.

PICNIK | PROGRAMAÇÃO 21 abril 2023

11 anos + Aniversário de Brasília 63 anos

MERCADINHO ARTE, MODA e DESIGN 

Mais de 100 empreendedores criativos que transitam pela arte, moda, decoração, plantinhas, produtos orgânicos e etc, mostrando o lindo rosto da economia criativa candanga.

FEIRA DE VINIL PICNIK 

A Feira do Vinil PicniK nasce do desejo de fazer pulsar mais forte a #cultura do #vinil ao disponibilizar um espaço exclusivo para esse encontro com os bolachões!

São eles: Givaldo discos, Astoria Discos, Garimpo do Vinil e Marcondes.

ESPAÇO BELEZA PURA

Beleza Pura é o ponto de encontro de quem quer dar aquele realce na força da beleza. Reunirá marcas locais focadas no atendimento ao público com cabeleireires, trancistes e barbeires. Presença confirmada de @apenteadeira_ e @coletivosul.

LOJA @SESI.Lab 

Produtos autorais desenvolvidos no coração de Brasília por criativos da cidade e coleções assinadas com itens personalizados, como a inspirada no painel exclusivo do Athos Bulcão (@fundathos). Você pode encontrar: xícara, copo, jogo da velha, ímã, quadro, livros, guarda-chuva e camisetas.

PRAÇA de ALIMENTAÇÃO  

Chefs renomados, jovens talentos e os foodtrucks destaques do DF comprovando a diversidade, qualidade e riqueza da gastronomia brasiliense em mais de 80 operações diferentes. 

ÁREA VEGANA 

Quitutes saborosos para recompor energia de maneira saudável e equilibrada, destinado principalmente ao público com restrições alimentares (glúten, açúcar etc). Pavilhão muito tradicional do projeto, organizado em parceria com a FALA – Frente de Ações pela Libertação Animal (@fala_libertacaoanimal).

PALCO PRINCIPAL

Antes, depois e nos intervalos: DJs Ogunda-O e Bruno Prieto numa Discoteca Taliban

Claro Música apresenta  DISCO’n’FUNK

Para celebrar o aniversário da cidade, teremos o lendário DJ MARKY como atração principal, apresentando pela 1a vez em solo candango seu set de disco e black music.

MINI-ARENA* 

O espaço traz uma variedade de espetáculos infantis, circenses e de encantarias para animar a criançada, trazendo a palhaçaria e a magia do #feitoembsb para o picadeiro.

  • 14h: Aula de Yoga – Circo Sem Lona (BSB)
  • 15h: Brasília, Brinquedo de Ler (pocket) – Tríade Brinquedo (BSB)
  • 16h: Histórias Encaixotadas Teatro Lambe-Lambe – Varanda Teatro (SP)
  • 17h: Palhaço em Trânsito – Circo sem Lona (BSB)
  • 18h: Nas tripas da Cobra Encantada – Mamulengo Lengo Tengo (BSB)
  • 19h às 21h:  Baile da Criançada com Dj Pops

ÁREA KIDS by TIO KIKO 

Brinquedos infláveis, pula-pula, brinquedoteca e perna-de-pau. Um universo de diversões disponível para os pequenos. 

EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS –  Intervenção Piratas de Ágora

Saquear o passado para recriar o futuro é o que propõe Matheus Góes. Nascido em Brasília, o fotógrafo traz em sua intervenção imagens capturadas nas ruas de algumas das capitais do Brasil, tecendo uma narrativa decolonial onde os espaços são ocupados com alegria e alvoroço, exaltando o imaginário coletivo dos povos afro-indígenas.

ESPAÇO CIRQUS ACROESPORTES – Acrobacias para crianças e adultos

Atividades para movimentar o corpo e equilibrar a cuca. Ideal para toda família participar e descobrir infinitas possibilidades com esses craques candangos. Traga apenas uma canga ou tapetinho, além de muita disposição.

  • Horário: 15 às 18 horas

Inscrição via (61) 99650-5421 ou @cirqusacroesportes

ÁREA DE CURA

Atividades de massoterapia, acupuntura, dentre outras práticas holísticas, atendimentos individuais sujeito a doações.

Massoterapia com Maristela e Adalberto (AADV – Associação de Amigos do Deficiente Visual)

Magnified Healing®, com Maísa Flor, Samyra Akasha e Angélica Nunes (@maisaterapeuta.flor) 

Aromaterapia, com Alberto Marques (@amor.deoleos), Massagem Antiestresse, com Carla Helena.

  • Horário: 13h às 19h.

ÁREA ZEN

Atividades voltadas para promover a interação saudável entre pais, mães e filhos.

  • 14h30: Meditação, por CEBB @cebb_brasilia
  • 15h30: Sentindo o CORPO VIVO, por Gabriella Vinhas (@gabriellavinhas) 
  • 16h30: Hatha Yoga, por Laís Ferro @laisferro.yoga
  • 17h30: Sound Healing, por Daya Fé @dayagaya 

ESPAÇO INDÍGENA NO PICNIK* 

O espaço de curas e culturas indígenas será o ponto de contato do público PicniK com nossa ancestralidade nativa: artesanatos, pinturas, práticas xamânicas, cantos, literatura, meditação dão o tom deste intercâmbio que promete ser potente. 

ESPAÇO MARANDUBINHA*

Espaço dedicado às famílias com bebês e crianças dentro do PicniK com uma biblioteca infantil disponível para todos e rodas de leitura de hora em hora.

Aqui as famílias podem curtir boas leituras e compartilhar histórias.

  • 14h, 15h e 16h: roda de leitura para crianças com Mel Baracho e Sr. Cachu

CENTRAL ACESSIBILIDADE por SURDOS DO CERRADO + AAVD

Teremos na entrada principal do evento um receptivo especial para pessoas com deficiência auditiva e visual, onde disponibilizamos facilitadores e visitas guiadas pelo evento. Para pessoas com deficiência ou limitações físico-motoras teremos um acesso especial com acessibilidade para cadeirantes. 

REST MY BIKE powered by GERINGONÇA OFICINA 

Vir de carro não está com nada, style mesmo é vir de bicicleta. Para facilitar a vida de nossos ciclistas, teremos um guarda-bikes gratuito dentro do evento, com possibilidade de realizar também pequenos serviços de manutenção por Geringonça Oficina (@gerigonca.cc). E tem mais, exposição de tall bikes e o lançamento da TandemJK, uma bike diferentona feita por Kande Bonfim e por  Viní Souza (@vinisouzas), para comemorar o aniversário de Brasília. 

7° FEIRÃO DE BIKES USADAS RODAS DA PAZ

O Feirão é um encontro promovido pela Rodas da Paz para reunir pessoas que querem vender bicicletas e para quem sonha em comprar uma bici. Tem interesse em vender sua bicicleta? Entre em contato com o Rodas da Paz no telefone (61) 99946-2643.

O cadastro é feito na hora e o ideal é chegar no primeiro horário, assim aumentam as chances de fechar negócio. Caso tenha uma bicicleta parada e queira fazer uma doação, teremos também o projeto “Doe Bicicleta” para doações que serão destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Além disso, faremos distribuição de adesivos e sorteio de uma bike para associados.

ECOPONTO 

Água de graça no PicniK? Sim, essa é para quem tem consciência ambiental. O ECOPONTO, é um espaço onde o público poderá aprender um pouquinho sobre o descarte correto. Quem fizer um lanche ou beber algo, ao se dirigir a um desses pontos, poderá fazer a separação do seu “lixo” com auxílio dos agentes ambientais. Bônus ao fazer a entrega: uma água! Aproveite, estoque limitado.

Acesso por ABRACE (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias) – A partir das 16h será necessário 1kg de alimento para ingressar no evento. 

A ABRACE surgiu em 1986, quando um grupo de pais, cujos filhos faziam tratamento de câncer no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), se uniu para ajudar outros pais de crianças que estavam passando pelas mesmas dificuldades. O foco da associação é ajudar as famílias que, além da doença, enfrentavam condições socioeconômicas que agravam ainda mais esse momento tão delicado. Esta será a 7ª edição do PicniK em parceria com a ABRACE, responsável por arrecadar mais de R$120.000,00 em colaborações diretas ou doações de alimentos. 

Transfer gratuito Rodoviária-Praça Portugal

Para quem precisa de transporte público, teremos #transfer gratuito a partir da plataforma superior da Rodoviária, sentido norte. #Ônibus PCD capaz de atender público cadeirante. Marca aí aquele seu amigo que precisa dessa forcinha 😇

Horários saída: 13h30 . 15h . 16h30 e 18h

Horários retorno: 18h30 . 20h . 22h

* Atividades Gratuitas

> > S E R V I Ç O < <

PicniK Festival

DIA: 21 de abril de 2023

HORÁRIO: das 13h às 23h

LOCAL: Praça Portugal (prox emb EUA)

ENTRADA: Gratuita até às 16h. Após este horário será necessária a colaboração com 1 Kg de alimento não perecível para o programa Abrace. Proibida a entrada com bebidas e comidas.

CLASSIFICAÇÃO: Livre

PARCEIROS: Infinu Comunidade Criativa (@infinubsb) e Alfredo´s Pizzaria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Cirurgia do Faustão: hipertensão e diabetes são as principais causas de transplantes de rim, afirma urologista

Médico explica que, embora a motivação para a cirurgia do ex-apresentador não tenha sido divulgada, é importante que...

Salto Corumbá terá primeiro condomínio eco integrado em meio à Serra dos Pirineus 

Empreendimento contará com diversos ambientes de entretenimento, área de esporte e moderna infraestrutura de segurança em meio a...

Mutirão da Saúde Rara: Juntos pela Conscientização e Apoio às Doenças Raras

Mutirão da Saúde Rara: Juntos pela Conscientização e Apoio às Doenças Raras Evento gratuito na estação central do Metrô...

4ª temporada Estação da Música seleciona talentos da música erudita do DF para espetáculos

Com inscrições abertas até o dia 29 de fevereiro, ação recruta solistas, duos, trios e quartetos para temporada...