19.5 C
Brasília
quinta-feira, janeiro 15, 2026

Primeira Virada Criativa termina marcada pela diversidade de debates e apresentações 

Date:

Share post:

Primeira Virada Criativa termina marcada pela diversidade de debates e apresentações

Ao todo, mais de 50 artistas e painelistas do Distrito Federal passaram pelo Festival virtual.

Com nove encontros virtuais durante fevereiro e março chega ao fim, na próxima sexta-feira, 05.03, a primeira edição da Virada Criativa de Brasília com a participação de mais de 50 artistas e painelistas da cidade. Parte deles compôs os debates on-line que aconteceram durante quatro quintas-feiras, desde 11 de fevereiro. O outro grupo, formado por painelistas e artistas musicais, cênicos e visuais participou das gravações das webséries, também apresentadas uma vez por semana, sempre às sextas. A cada semana, as atrações abordavam um eixo temático da Virada: ambiental, cultural, econômico e social. Ao término, terão sido nove horas de debates e quase três horas de webséries.

É a questão social que fecha a programação nesta última semana com a relação entre Crise e alternativa de existência. A provocação parte da história escravocrata do Brasil e da certeza que “gerir uma vida essencialmente dependente de conexões plurais por meio de uma perspectiva contrária à diversidade produz miséria e desencanto”, segundo o edital de chamamento dos participantes. Esse eixo quer saber “como sobreviver à Tragédia Colonial? Como manter o Encantamento Cotidiano?”

Na quinta, 04.03, 19h, o debate on-line é, na verdade, sobre existências e resistências e os participantes vão falar sobre a periferia como centro, os espaços de resistência, o poder da música no trabalho social e sobre empretecer o autocuidado. Na sexta, 05.03, às 18h, a websérie traz as performances de artista visual Tatá Weber, da atriz Ultra Martini, da percussão do Tambor de Crioula Flores de São Benedito, dos músicos instrumentais do Duo Alvenaria, do rapper Murica Sujão e da cantora Thabata Lorena.

Encontro dos Eixos, 05.03, 19h:

Na sexta, logo após a transmissão da websérie acontecerá o Encontro dos Eixos que marca o encerramento oficial da Virada Criativa. Será um painel virtual com a presença dos organizadores e das mediadoras dos debates on-line dos quatro eixos. Serão apresentados os destaques, as provocações e como os assuntos conversam entre si. A ideia é fazer refletir e pensar a sociedade que se quer. Este projeto é realizado pelo No Setor e pelo Instituto Rosa dos Ventos, tem o apoio do Sesc DF e o fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

Serviço:

> 1ª Virada Criativa de Brasília / 11 de fevereiro a 05 de março de 2021

> Encontro dos Eixos / 05 de março de 2021 / 19h

Transmissão pelo Twitch TV No Setor https://www.twitch.tv/nosetor

Programação https://nosetor.com.br/

Feira do Empreendedorismo Cultural “Mercado dos Ventos” https://rosadosventosinstituto.com.br/mercado-dos-ventos/

Evento gratuito

Classificação indicativa livre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
publicidade

Related articles

O peso político da mentira: quando a dívida com a verdade se transforma em capital de poder

A frase “Toda mentira contada é uma dívida com a verdade”, encapsula uma tensão fundamental da política: a...

Seja sua melhor companhia: quando você se basta, nada falta

Aprender a ser uma boa companhia para si mesmo é um ato silencioso de coragem. Em um mundo...

Festa de São Sebastião do Boi de Seu Teodoro celebra tradição e recebe o projeto “Cultura Negra em Movimento” em Sobradinho*

Evento gratuito une fé e folclore com o tradicional levantamento do mastro, ladainhas e apresentações do Tambor de...

A maldição do poder: quando os deuses riem do supremo

Diz-se que, quando os deuses querem punir alguém, primeiro o presenteiam com poder. Depois, ficam observando — divertidos...