21.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 22, 2024

PROGRAMAÇÃO CCBB BRASÍLIA Fevereiro– 2019

Date:

Share post:

Foto: Wallace Lino Anderson Freitas

A programação de fevereiro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília está cheia de atrações incríveis! A exposição “50 anos de Realismo” vai apresentar, a partir do dia 05, obras de 30 artistas brasileiros e estrangeiros desde a pintura a realidade virtual. Na sala de cinema, até dia 10, a mostra Cineklap – Dinamarca em Foco”   apresenta para o público a inovação do cinema dinamarquês em 16 longas de premiados diretores sobre arte, urbanismo, cultura e política. A mostra “Scorsese”, que estreia dia 12, exibirá de maneira inédita no Brasil, todos os 25 longas-metragens de ficção de Martin Scorsese, entre eles o filme Os Infiltrados (2006), que deu ao diretor o Oscar de melhor direção. Em paralelo as mostras, as atividades do Programa Educativo seguirão a todo vapor com visitas mediadas, oficinas, ações inclusivas, sociais e educacionais. Vale lembrar que os preparativos para o carnaval vão começar e durante os sábados e domingos do mês o Pré-Carnaval no CCBB vai animar o público com apresentações musicais, oficinas e aulões de dança na tenda do deck de madeira. E ainda, nos dias 03 e 04 de março, domingo e segunda de carnaval, será realizada a 3ª edição do Carnaval Multicultural com cortejos nos ritmos do frevo, maracatu, samba reggae e samba para comemorar essa grande festa.

Exposição

50 Anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual

A exposição, com cerca de 90 obras, de 30 artistas entre brasileiros e estrangeiros, tem como ponto inicial a realidade e sua representação através da pintura, da escultura e da realidade virtual nos últimos 50 anos. A proposta possui um caráter de ineditismo, pois o fenômeno da representação da realidade na arte contemporânea nunca foi tratado partindo do fotorrealismo, sendo este aprimorado no hiper-realismo, seguido da perspectiva de expansão futura da realidade virtual.

Serviços:

50 Anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual
05 de fevereiro a  28 de abril
Terça a domingo, das 9h às 21h

Galeria I

Entrada Franca mediante retirada de bilhete gratuito.

Classificação Indicativa: Livre

Cinema

Cineklap – Dinamarca em Foco

A Mostra reúne uma seleção de 16 longas da atualidade, entre documentários e ficção, que tratam de temas diversos como arte, urbanismo, cultura e política. O cinema produzido na Dinamarca segue um modelo inovador, que tem como diferencial uma cadeia produtiva totalmente sustentável. Além das sessões de cinema haverá também um Painel Dinamarca em Foco: Arte, Cultura, Urbanismo, Política dentro de uma perspectiva internacionalista de equidade e diversidade no audiovisual dinamarquês.

Serviços:

29 de janeiro a 10 de fevereiro

Terça a domingo Entrada franca mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início da sessão.

Confira a programação completa e a classificação indicativa em culturabancodobrasil.com.br.

Scorsese

Pela primeira vez no Brasil Martin Scorsese ganha um panorama com os primeiros curtas, documentários, e todos os longas-metragens de ficção de sua carreira. A retrospectiva exibirá 33 produções entre documentários e todos os longas-metragens de ficção do diretor, desde o filme Quem Bate à Minha Porta? (1967), até O Lobo de Wall Street (2013), passando por clássicos como Taxi Driver (1976), primeira Palma de Ouro de Scorsese, Os Infiltrados (2006), que deu a Scorsese o Oscar de direção, e, ainda, raridades como Sexy e Marginal (1972) e Caminhos Perigosos (1973).

Serviços:

12 de fevereiro a 10 de março de 2019

Cinema

Terça a domingo

Confira a programação completa e a classificação indicativa em culturabancodobrasil.com.br.

Música

Pré-Carnaval no CCBB

A folia vai invadir Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília. O Pré-carnaval vai esquentar o público com festa garantida para todas as idades. Nos três fins de semana que antecedem o Carnaval, as atrações vão preparar os foliões para essa grande festa popular. Nos sábados, na tenda montada no Deck de madeira, acontecerão oficinas e nos domingos, aulões de dança seguidos de apresentações musicais com os ritmos: samba, pagode, afro, axé, frevo e maracatu.

Serviços:

09 e 10,16 e 17, 23 e 24 de fevereiro

Sábados e domingos, a partir das 16h

Confira a programação completa e a classificação indicativa em culturabancodobrasil.com.br.

Carnaval Multicultural

Depois do sucesso do Carnaval Multicultural nos últimos anos o CCBB está preparando uma nova edição! A festa mais divertida do ano será para todas as idades e com atenção especial para a criançada. Dois dias de muita alegria e descontração com brincadeiras, concurso de fantasia infantil e um Baby Baile especial para os foliões de até 3 anos

A festa será no domingo e segunda de carnaval, das 11h às 21h, com cortejos nos ritmos do frevo, maracatu, samba reggae e samba.

O Carnaval Multicultural é uma realização do CCBB com produção do Instituto Bem Cultural.

Serviços:

03 e 04 de março (domingo e segunda de carnaval), das 11h às 21h

Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira).

Classificação indicativa: Livre

Programação CCBB Educativo – Arte e Educação

CCBB DF

Fevereiro de 2019

Desenvolve ações experimentais de reflexão, através de processos pedagógicos e artísticos, que garantem amplitude, inclusão e diversidade. 

As atividades dialogam com o CCBB, com o Museu BB e com a exposição “50 anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual”, em temporada de 5 de fevereiro até 28 de abril de 2019.

O CCBB Educativo atende a todos os públicos com ações inclusivas, sociais e educacionais. 

Para conhecer mais, veja o programa completo no site: www.ccbbeducativo.com 

Atividades

Visitas educativas agendadas 

Ter, Qua, Qui, Sex

Duração: 1h30 

Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogos e trocas de experiências e saberes aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições e demais programações do CCBB. As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, para acolher os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.

No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial. Às quintas, às 14h30 há um horário disponível para a visita em Libras, exclusivo para grupos agendados.

E-mail para agendamento: agendamentodf@ccbbeducativo.com 

Visitas mediadas 

Ter, de 11h às 12h |  17h às 18h | 18h às 19h 

Qua a sex, de 11h às 12h | 18h às 19h 

Sáb, de 12h às 13h | 18h às 19h 

Domingos e feriados, de 12h às 13h | 16h às 17h

Nesta visita os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas, contextos e trajetórias dos artistas que participam do acervo do Museu do Banco do Brasil ou da exposição “Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras”. 

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. 

O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Visitas mediadas em libras

Sex às 19h e sáb às 15h 

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras é realizada em Libras com tradução em português. Ela acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva e ouvintes, numa experiência compartilhada com os educadores das exposições. São realizadas duas vezes por semana, com dias e horários pré-definidos por cada CCBB, sem necessidade de agendamento.

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. 

O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita. 

Lugar de criação em libras 

Sáb, às 16h 

O Lugar de Criação em Libras é um convite para você descobrir uma outra maneira de comunicar, ouvir com os olhos e falar com as mãos! Nesta atividade são propostas formas de aprender a Língua Brasileira de Sinais através de jogos, imagens, histórias e do exercício da criatividade.

Destaques do mês

Lugar de Criação 

De 2 a 24 de fevereiro

Sáb e dom, de 10h às 12h e de 14h às 16h

Lugar de criação 

Dias 2 e 3 | 9 e 10 | 16 e 17 | 23 e 24  

De 10h às 12h e das 14h às 16h. 

Todos os fins de semana e feriados, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, para se juntam a nossa equipe no desenvolvimento de propostas específicas, para integrar adultos e crianças em processos de experiência com a arte.

As atividades são voltadas para crianças e famílias em quatro fins de semana:

Dias 2 e 3 – Árvore sensorial para bebês e crianças

Através da interação com uma árvore sensorial, o Programa CCBB Educativo propõe a bebês e suas famílias a exploração dos diversos sentidos. A árvore sensorial será composta por uma série de objetos que poderão despertar múltiplas experiências e o descobrimento de novas percepções sobre seus respectivos corpos e o espaço.

Dias 9 e 10 – Brincadeiras de rua 

A atividade propõe uma conexão com as brincadeiras de rua, estimulando o vínculo com as infâncias de outras gerações e a relação entre corpo e espaço resgatando brincadeiras tradicionais como: elástico, bolinha de gude, vai-vem, amarelinha, 3 cortes, corrida de saco, ovo na colher, teia de aranha, morto-vivo.

Dias 16 e 17 – Radionovela

A fim de comemorar o Dia Mundial do Rádio, propomos uma atividade divertida em que vamos aprender um pouco sobre esse meio de comunicação e contar histórias interpretando os nossos próprios personagens em uma radionovela. Vamos criar personagens, roteiro, gravar e disponibilizar os áudios para escutar juntos nossas próprias histórias. Quem vem?

Dia 23 e 24 – Karaokê

Vamos cantar juntos nossas músicas preferidas? Em clima de festival, esperamos vocês para brincar e treinar nossa voz da forma que ela quiser e puder se expressar. 

Atividade Extra – Dia da Amizade

23 de fevereiro, sáb, às 17h

Mural da Sinestesia

A fim de celebrar o Dia da Amizade, preparamos uma atividade para ser realizada em colaboração e estimular nossa percepção de todos os sentidos que nos constituem. O Programa CCBB Educativo propõe a elaboração coletiva de um painel tátil a ser realizado com materiais de diversas texturas, cores e cheiros para que possamos compartilhar nossas sensações e memórias a partir dele. Vamos experimentar construir histórias e ativar nossa memória a partir de possibilidades que vão além da fala e da visão? 

Atividade Extra – Dia Mundial do Rádio 

16 de fevereiro, sáb, às 17h

A fim de celebrar a importância do Rádio como meio de comunicação e expressão que já teve grande protagonismo na vida cotidiana, o Programa CCBB Educativo elaborou uma atividade especial para que possamos conhecer mais sobre suas possibilidades como linguagem e para produzir nossa própria rádio e seus conteúdos. Vamos?

Cursos:

Especial Volta às Aulas: Semana do Educador + Transversalidades – “50 anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual”

05.02, às 9h30

06.02, às 18h30

07.02 (Curso Transversalidades – com LIBRAS) às 19h

08.02 às 16h

Queremos que os professores sejam os primeiros a visitar nossas exposições! Por isso oferecemos visitas exclusivas para professores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes da comunidade escolar, logo na primeira semana após a abertura de cada mostra. Nesta edição, teremos uma edição especial do Transversalidades que acontecerá durante a Semana do Educador. Visitas com duração de até 2h. 30 vagas por dia. 

Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com 

Transversalidades (LIBRAS)

07 de fevereiro, qui, 19h às 21h

Convidado: Felipe Polydoro 

Curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

Processos Compartilhados

Com Marcos Farinha e Valéria Prata

05 de fevereiro, ter, de 14h às 18h

O curso aborda  aspectos da concepção, montagem, expografia e reflete sobre as especificidades de uma exposição. Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural. Utilizará as montagens das exposições como potente espaço de formação profissional nos quais serão evidenciados  questões como: iluminação, sinalização, peças gráficas, concepção e atividades educativas.

Processo de seleção por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Múltiplo ancestral – Especial Carnaval 

24 de fevereiro, dom, às 17h  

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio. 

Informações, dúvidas e agendamento: 

61 3108-7624 | agendamentodf@ccbbeducativo.com | www.ccbbeducativo.com

Assessoria de imprensa CCBB: Leonardo Gomes – leogomes@bb.com.br – (61) 3108-7614 / Mariana Kelin – marianacerqueira@bb.com.br – (61) 3108-7619

CCBB Brasília
Aberto de terça a domingo das 9h às 21h
SCES Trecho 2 – Brasília/DF | Tel.: (61) 3108-7600

Bilheteria: terça-feira a domingo das 9h às 21h

Evite filas! Baixe o App da Eventim para Android ou IOS na App Store ou Google Play e adquira seu ingresso pelo celular

E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura

Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia, @ccbbbrasilia e twitter.com/CCBB_DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

publicidade

Related articles

Anna Tréa faz turnê pelo Brasil, depois de temporada na Europa

Foi durante uma viagem para acompanhar a turnê de Arringo Barnabé, que Anna Tréa se apaixonou por Barcelona. Anos depois,...

Conheça três hábitos de limpeza que parecem eficientes, mas não são

Muita espuma não é sinal de limpeza e sabão em pó é prejudicial para pisos Existem muitos mitos sobre...

Capital receberá o primeiro Festival da Cachaça de Brasília

O evento será realizado de 22 a 26 de maio, no completo do Mané Mercado. Além da degustação...

Impactos positivos de shows e festivais para bares e restaurantes

Integração com público colabora com o aumento do faturamento, além de atrair visibilidade para as redes O mercado de...